5.5.07

GRANADA E “LA ALHAMBRA”



Ultimamente, muito se fala na escolha das sete maravilhas do mundo. Coincidência ou não, aproveito este momento para por duas maneiras prestar minha homenagem a esta encantadora cidade espanhola que absorveu a mim e minha família durante este tempo em Espanha.

A primeira maneira é para afirmar que irei sufragar um dos meus votos a este castelo na escolha de uma destas maravilhas. Na verdade, é fazer justiça a este monumento mundial.

“La Alhambra” significa muralha vermelha. O castelo foi construído entre 1248 e 1364 no reinado árabe de Ibn – al – Ahmar. O palácio sofreu modificações depois da conquista cristã da cidade (1492) e também pelo imperador Carlos V (1516-1556). Em 1812 por ordem de Napoleão Bonaparte algumas partes foram destruídas, bem como um sismo em 1821 ocasionou estragos.

Nada porém fez o mesmo perder a sua importância. Em 1828 foi iniciado o restauro pelo arquiteto José Contreras e que permanece quase igual ao que é hoje.

Assim além de ser a marca principal desta cidade e tendo enfrentado tantos desafios faz mais do que jus a ser maravilha mundial.

Seguindo neste espírito, tomo a liberdade de abrir espaço em nossa Lusitânia de pela primeira vez escrever algo que não é na língua de Camões, mas que no contexto é minha outra maneira de prestar minha homenagem pessoal a quem nos promoveu tantas oportunidades. Para falar do tempo, transcrevo um pequeno poema em espanhol feito por minha filha:

¿Qué se lleva el tiempo?

El tiempo se lleva la infancia

Se lleva,

todos aquellos momentos de descubrir algo nuevo

de experimentar algo por primera vez.


Se lleva consigo,

memorias de una infancia llena de alegrías, esperanzas y sueños.

Apenas dejando al final,

soledad y sosiego eternamente.

(Paula Medeiros)




Texto: Paulo Medeiros

Foto: Paulo Medeiros

Webmaster: Paula Medeiros

1 comentário:

Anónimo disse...

êêê paula arrazou na poesia!
me ensina agora :P
oiejeoijeoejeoijeoiejeoiejeoi :}



:*