17.11.07

A grande descoberta



Sem querer ser ufanista como o personagem de Monteiro Lobato, o visconde de Sabugosa, mas esta descoberta de um grande lençol petrolífero permite abrilhantar o nosso futuro económico. Não é a toa, o entusiasmo das autoridades, mas descoberta quando totalmente confirmada nos permitirá ser um dos maiores produtores a nível mundial.

Para entender a extensão das novas reservas, elas vão dos estados de Santa Catarina ao Espírito Santo. São 160 mil quilômetros quadrados abaixo do leito marinho numa superfície maior que o estado do Ceará.Numa região geológica formada há mais de 120 milhões de anos, chamada pelos técnicos de pré-sal, a Petrobras anunciou a existência de de uma área chamada provisoriamente de TUPI, algo como 5 bilhões de barris de petróleo e gás.

O momento é importante, pois veio em uma hora que nossa dependência do gás boliviano nos deixava numa situação incomoda, principalmente com a inercia de nosso governo no episódio. A descoberta proporciona deixar o país entre os 10 maiores produtores do mundo, bem como tornar-se exportador da OPEP. O Brasil é uma país com estabilidade politica e instituições democráticas em níveis muito superiores ao dos atuais membros do clube.

A Petrobras começou a apostar na existência de novas reservas há cerca de 10 anos. Foi quando técnicos constataram que o óleo extraida das três maiores bacias do país ( Espírito Santo, Campos e Santos) formava-se debaixo de uma camada de sal, de até 2.000 metros de espessura , no fundo dessas bacias.

Como essa camada é profunda o grande inconveniente é que a busca foi cara e muito demorada, mas na atual conjuntura vale a pena. Sabemos que há de se concluir estudos sob a viabilidade económica do que foi encontrado. Não adianta furar e tirar petróleo lentamente . Eles só valerão a pena se produzirem no mínimo 20 mil barris por dia, isto sem falar num determinante da equação que será sempre a cotação internacional do preço desse barril.

Mas , lhes digo que sou sempre a favor de tudo que nos possa elevar como país e principalmente melhores condições de vida para nosso povo. assim, repito a frase celebre do ex presidente Getúlio Vargas:

O petróleo é nosso !

Texto: Paulo Medeiros

Foto: Petrobras

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: