24.11.07

Por qué no te callas?


Este título é o produto emergente de uma polémica pergunta que o rei de Espanha, Juan Carlos I, irritado, lançou à cara de Hugo Chávez, presidente da Venezuela, no passado dia 17 de Novembro, durante a sessão plenária da XVII Cimeira Ibero-Americana, que decorreu em Santiago, capital do Chile.

O facto que motivou a irritação do monarca espanhol foi ouvir Hugo Chávez chamar “um fascista de todo o tamanho” a José Maria Aznar, militante do Partido Popular (Direita), penúltimo primeiro-ministro de Espanha e apoiante de George Bush, com Durão Barroso ex-PM de Portugal e actual presidente da Comissão Europeia (UE), na mentira que levou os USA a invadir o Iraque e provocar uma guerra devastadora para o povo iraquiano e a economia mundial devido ao aproveitamento para aumento do preço do petróleo.

Juan Carlos viveu refugiado em Portugal com o pai, na linha do Estoril-Cascais-Lisboa, durante a sua juventude e em plena vigência da Ditadura salazarista, quando em Espanha “reinava” o feroz e assassino ditador Francisco Franco, o qual viria a preparar o monarca para ser o rei que é hoje e lançar os alicerces da Democracia no maior país da Península Ibérica, o que aconteceu após a morte do “caudillo” e depois do golpe militar de 25 de Abril de 1974 que acabou com 48 anos de opressão, tortura e privação da Liberdade dos portugueses.

Os revolucionários de Esquerda (comunistas e antifascistas) sempre chamaram “fascistas” aos políticos de Direita. Hugo Chávez é um militar revolucionário, um homem corajoso, esquerdista e sudamericano apoiado pelo seu camarada Fidel de Castro e pelas ideias de Simón Bolívar, venezuelano, lutador e conquistador da Liberdade que expulsou os colonialistas espanhóis de triste memória da chamada América Hispânica. Consequentemente, HC tem todo o direito de opinar politicamente sobre quem quiser, mesmo que o faça como ditador e político “mal educado”, porque os direitistas e os fascistas, usando Deus, Fátima e a Igreja, sempre “mimaram” os esquerdistas e revolucionários com “bocas” e diversos epítetos muito depreciativos e caluniosos.

Quem viveu sob a pata de uma Ditadura, seja da Direita ou da Esquerda, da Religião ou Revolucionários, não se coíbe de afirmar que são todos uns “grandes filhos-da-puta” para o povo-povo, explorando-o, manipulando-o, ajoelhando-o, empobrecendo-o e escravizando-o a dizer que é “A bem da Nação”.

Hugo Chávez acabou com uma ditadura da Direita mascarada de “democracia” na Venezuela e numa população em que 43% vivem na extrema pobreza, já reduziu em 10% esta situação social, usando a sua riqueza natural, o petróleo, para dar alimentos, vestuário, trabalho e casa aos pobres.

O rei de Espanha excedeu-se (talvez devido à instabilidade psicológica que assolou a sua vida familiar com “a separação temporal”, divórcio, da sua filha primogénita) e não foi correctamente político ao pretender, numa reunião democrática de latino-americanos, calar o presidente da Venezuela, um país grande, respeitável, bonito e que tem recebido e permitido a vida a emigrantes de toda a América do Sul. Para os continentes europeu e americano se rirem, ficou a frase “Por que não te calas” Hugo Chávez? Eu respondo: um revolucionário de Esquerda nunca se deve calar perante os deuses, os reis, os ditadores e a Justiça “deles”!

Não seria um ditador igual, comunista, revolucionário e de Esquerda que os brasileiros pobres e miseráveis estão a precisar, apesar do socialista democrático Lula da Silva já estar a fazer alguma coisa de útil à vida sem esperança desta grande fatia da população do Brasil? Sonhem que pode ser desta, com a descoberta de um vasto território marítimo de petróleo pela Petrobrás e a GALP (empresa petrolífera portuguesa), quando começar a exploração e exportação da “merda negra” lá para depois de 2011. E de uma coisa pode ficar certa a classe média brasileira: se os pobres ficarem com uma vida menos pior, todos ficarão melhor e os ricos enriquecerão mais.

Em Portugal também já se sonha com uma possível descoberta de gás natural no mar defronte do Algarve, de onde partiram os primeiros Descobrimentos marítimos…

Texto: MARQUES PEREIRA
Foto: A.N.I.
Webmaster: Paula Medeiros

1 comentário:

Anónimo disse...

El Dr. Durao Barroso.....¿Cambia de bando?