2.2.08

A outra face do carnaval


Embora haja muita beleza na foto acima e saibamos que no Brasil esta festa tem aspectos e contornos espetaculares, devo esclarecer que em paralelo a festa há muitas dificuldades e aí começam os problemas.
Ate nos slogans populares isto pode ser exemplificado. Como um muito comum no estado da Bahia que é: “ninguém é de ninguém”.
Outra coisa, recentemente o presidente lula apresentou medida provisória proibindo a venda de bebidas alcoólicas ao longo das rodovias federais, mas infelizmente sabemos que na pratica muitos conduzem alcoolizados e esta pratica é a principal causa de todos os acidentes no período.
E a coisa segue assim, com todos em sua maioria a se excederem, e este abuso superlota não só os hospitais , bem como as funerárias.
Os psicólogos e terapeutas de plantão, chamam a tudo isto de extravasamento de emoções. Pode até ser, pois a violência contida ao largo do ano se exacerba perigosamente provocando o que já conhecemos.
Com a chegada do Carnaval, dois temas relevantes de saúde pública merecem atenção especial das autoridades e da própria sociedade: as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especialmente a Aids, e a gravidez na adolescência. Todas as campanhas educativas de prevenção são intensificadas nesta época do ano buscando reverter um quadro cada vez mais crescente e real.
Mas aos que estão com saúde, devo alertar uma pratica bem comum, o beijo . Aparentemente,este inocente ato, também transmite varias doenças .
Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas com o beijo:
Cárie: causada por bactérias, é a mais comum das doenças odontológicas. Para prevenir, basta fazer a higienização adequada, com escovação dos dentes e limpeza com auxílio do fio dental.
gengivite: trata-se da inflamação da gengiva que, quando não tratada, evolui para um quadro de periodontite. Gengivas vermelhas e sangrantes, raramente dolorosas, caracterizam a doença.
hepatite: há risco de transmissão do tipo B da doença, caso haja lesões e feridas na mucosa bucal
herpes: o vírus pode ser transmitido mais facilmente na fase aguda, quando está em plena atividade e deixa a boca cheia de pequenas bolhas.
candidíase: também conhecido como sapinho, caracteriza-se por áreas brancas na mucosa que, quando raspadas, deixam a região vermelha e sangrante.
mononucleose: popularmente chamada de doença do beijo, apresenta pequenas manchas vermelhas no céu-da-boca. Provoca o aumento do volume dos gânglios. Estes sinais costumam aparecer após um mês do contágio.
Depois destas informações, queremos desejar a todos nossos leitores, que aproveitem das festas de Momo, mas com a responsabilidade que o ano segue e a vida também, e que procuremos fazer a nossa parte para que tenhamos um país melhor e que a alegria momentânea não fique só período , mas que siga sempre.
Texto: Paulo Medeiros
Foto: O Globo
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: