26.4.08

Séculos de cumplicidades



Completamos esta semana, mais um aniversário do descobrimento do Brasil. Há exatos 508 anos iniciava-se uma verdadeira vida de cumplicidades.

Nesta terra em que se encontraram os nativos, começava a ser povoada à principio com degredados, mas ao passar dos anos com gente de todos os rincões do planeta.

Poucos séculos depois foram trazidos os escravos africanos que assim somados ao nosso povo, iniciava a miscigenação que seria referência nas terras sul americanas.

Um povo único e suficientemente lusitano e exemplo para o mundo.

Esta característica singular é o que traz orgulho e chega até emocionar em toda plenitude este que lhes escreve, pois as estas terras com suas dimensões continentais teve e tem como unidade sua língua materna, a portuguesa. Unidade cultural e política.

Sei perfeitamente que com o passar do tempo, e que da época das caravelas até os nossos dias, muita coisa mudou e muita coisa aconteceu. O oceano que separa as duas nações promoveu uma distância que trouxe algumas diferenças. Algumas aparentemente grandes, porém pequena perante um oceano de afinidades .

Em minha consciência, rogo uma vontade que preenche o coração, e afirmo humildemente o desejo que este sentimento permaneça para as gerações futuras e que o passado histórico seja superior a insensatez de alguns.

Que possamos sempre dizer como o Fernando Pessoa
.
Minha pátria é a língua portuguesa!


Texto: Paulo Medeiros
Foto: ANI
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: