10.5.08

Sertão Urgente


Desde o início de março deste ano, o sertão paraibano vem sofrendo com as constantes chuvas. Em apenas três semanas, choveu o equivalente a um ano em certas cidades.

Para muitos, o fato de açudes estarem sangrando significaria a não preocupação em relação à água por meses, mas várias cidades estão atualmente em estado de emergência pelos estragos ocasionados pelas fortes e constantes chuvas. Foram constatados que 50% das plantações foram perdidas, 72 açudes estão sangrando, 6 estradas estão interditadas, 26 pessoas morreram e mais de 4000 estão desabrigadas.

Apenas em Cabaceiras, município do cariri paraibano, 40 famílias estão desabrigadas e a cidade não possui água saneada e energia.

Com o motivo de reparar alguns danos, indenizações serão dadas aos agricultores que perderam suas plantações e campanhas foram criadas. “Sertão Urgente”, uma campanha com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), emissora Cabo Branco, Universidade Maurício de Nassau, entre outros, coleta donativos para distribuir às cidades afetadas. As estradas serão reparadas quando chuvas diminuírem, enquanto isso algumas cidades continuarão isoladas. Outras medidas serão adotadas com o término das chuvas.

Texto: Paula Medeiros
Foto:
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: