9.8.09

AGOSTO TEMPO DE FÉRIAS DOS PORTUGUESES


A crise económica começa a recuar nos países da Europa, mas em Portugal a crise financeira que lhe está ligada ainda vai durar e preocupar os portugueses nos anos mais próximos.

Todavia, se olharmos para o movimento nas praias e nas agências de viagens turísticas, nota-se que Agosto é tempo de férias para o menos pobre, a classe média e os ricos.

E se apreciarmos o movimento nas aldeias, vilas e cidades do interior, aqui é tempo dos emigrantes regressarem às suas terras para passar férias de saudade dos familiares e da casa que os aguarda quando regressarem de vez –os que regressarem, pois muitos só passarão a vir a Portugal como “turistas da terra”.

Os hotéis das praias do Algarve, a região mais turística de Portugal, esgotaram a lotação, excepto os de luxo com cinco estrelas.

A oferta do Algarve espalha-se de leste a oeste com as praias de Monte Gordo, Manta Rota, Ilha de Tavira, Ilha de Armona, Quinta do Lago, Quarteira, Vilamoura, Falésia, Maria Luísa, Albufeira, Armação de Pêra, Carvoeiro, Praia da Rocha, Alvor, Luz e Mareta, entre outras.

No sudoeste do Alentejo há praias não tão famosas como no Algarve, mas muito apetecíveis em paisagem, menos agitação e boa gastronomia. Eis algumas: Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes, Ilha do Pessegueiro, Porto Covo, S. Torpes, Santo André, Melides, Carvalhal, Comporta e Tróia.

A sul de Lisboa temos as chamadas “praias da linha” desde Oeiras ao Estoril e Cascais, passando por Carcavelos.

A oeste de Lisboa há a linda e brava praia do Guincho, Maçãs, Azenhas do Mar, Magoito e Ericeira.

E pelo que resta dos 800 quilómetros da costa marítima portuguesa encontraremos ainda Santa Cruz, Porto Novo, Consolação, Foz do Arelho, S. Martinho do Porto, Nazaré, S. Pedro de Muel, Vieira, Figueira da Foz, Costa Nova, Espinho, Póvoa do Varzim, Esposende, Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha, entre centenas de outras.

Também há praias fluviais e de barragens no interior do país, algumas muito aprazíveis e bem tratadas para as populações locais que não gostam do mar ou que não podem financeiramente deslocar-se às grandes praias de veraneio.

Muitos portugueses também escolhem sobretudo as praias do Brasil, Espanha, México, Tunísia e Marrocos.

Outros preferem viagens de conhecimento em outras cidades e culturas que existem por todo o espaço da comunidade da União Europeia (UE) em que Portugal está integrado.

O que os portugueses mais procuram em Agosto é sol, água, descanso e diversão. Muitos regressam a casa cansados, mas morenos e de “baterias carregadas” para mais um ano de trabalho e preocupações.

Texto de Marques Pereira
Foto: Marques Pereira
Webmaster: Paula Medeiros.

Sem comentários: