15.8.09

TAMIFLU


Embora muito já comentado aqui no Blog sobre a gripe suína, hoje volto a escrever sobre o assunto principalmente depois do agravamento da pandemia na America Latina , e assim incluído o Brasil. No hemisfério norte, por ser verão, os casos não estão se espalhando com a velocidade que ocorre no Brasil.
Mas o aspecto diferencial que quero lhes falar, é sobre o medicamento TAMIFLUR, nome comercial cujo componente principal é o fosfato de oseltamivir. Este medicamento, na pratica é o único que realmente pode fazer algo para com os pacientes infectados com o vírus.
Assim, pelo acompanhamento que faço, saibam amigos leitores que este medicamento tem salvo vidas, e sinceramente não acho valido o procedimento de alguns países que só o utiliza quando o paciente esta em estado grave. Aqui na América do sul, pudemos acompanhar na pratica, a utilização do mesmo em três diferentes países. Achei excelente a maneira esta sendo aplicado no Chile. Lá o medicamento esta sendo aplicado em todos pacientes com os sintomas iniciais da doença que procuram o centro de saúde e o medicamento esta sendo vendido nas farmácias. Desde que se começou assim a ser feito o numero de mortes diminuiu bastante.
No Brasil, o medicamento não se encontra nas farmácias, apenas nos centros de referencia.Isto tem provocado que inúmeros casos em que os pacientes começam a tomar o medicamento, dias depois de acometidos(o que é inútil). Sabe-se que o governo comprou todo o estoque do laboratório “Roche”, e divulga através da comunicação social que controla desta maneira para evitar o uso indiscriminado do medicamento, que possivelmente poderia concorrer a mutação do vírus. Esta decisão, também já promove o contrabando e remédios falsos, a maioria oriunda do Paraguai.

Sinceramente, acho esta política uma temeridade, pois enquanto não temos uma vacina , temos que utilizar todas as armas. Prova disto é que em cidades muito afetadas no estado do Rio Grande do Sul, caso de Passo Fundo, à revelia do Ministério da Saúde, os hospitais locais decidiram ministrar o remédio a todo os doentes que apresentem alteração pulmonar perceptível, e os resultados têm sido excelentes .
Como age o Tamiflur. O vírus A só ataca as células do sistema respiratório. O vírus possui “ganchos” para se acoplar as células do pulmão, e ao acoplar-se o vírus começa a se reproduzir. Assim, cerca de 10 horas , entre 10 mil e um milhão de vírus explodem a célula e atacam outras células.. O antiviral Oseltamir se acopla aos ganchos dos vírus, impedindo que ataquem outras células. Um mecanismo até simples de ação.
Em Portugal, o medicamento esta disponível à venda com prescrição médica e sua indicação esta nas alterações pulmonares sob suspeita. O grande e maior numero de casos em pleno verão se concentra na região do Algarve. Tomara que daqui para o outono, a vacina comece a ser aplicada, pois a chegada do frio preocupa. Pelo sim, pelo não, e como estou no Brasil pedi a meu irmão que me trouxesse de Portugal uma caixa do Tamiflur.
Texto: Paulo Medeiros
Foto: A.N.I
Webmaster: Paula Medeiros

2 comentários:

Anónimo disse...

adorei seu texto é bem explicativo e tira muitas duvidas na qual muitas pessoas ainda tem sobre esse virus.Parabens!!

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu texto bastante informativo e conclusivo.