19.10.09

MAITÊ PROENÇA VEIO A PORTUGAL ACHINCALHAR OS PORTUGUESES E A HISTÓRIA DO PAÍS QUE É O PAI DO BRASIL


A actriz brasileira Miatê Proença foi infeliz, feia e mostrou a sua ignorância e estupidez sobre a História de Portugal, o país europeu que descobriu e deu nome, fronteiras e uma Língua ao imenso território ao Brasil em que também ela nasceu como paulista de Ubatuba, com sangue português do avô Augusto Gallo a correr-lhe nas veias, e lhe deu cidadania e nacionalidade.

Maitê foi ingrata e indigna da estima e admiração que os Portugueses tinham por ela. Eu próprio me sentia encantado pelos seus olhos azuis que também são verdes e que agora com acentuada miopia viram tão mal o meu país e os meus compatriotas. Que não volte nunca mais a Portugal!
Os leitores deste blogue que não viram esta “gata velha e gozona” a achincalhar Portugal e os Portugueses, procurem vê-la em:

Este vídeo foi para o ar no programa “Saia Justa” do canal brasileiro GNT. A actriz e escritora (?) Maitê Proença estava em Portugal por causa de uma peça teatral e aproveitou o seu momento para realizar esta trampa malcheirosa , que acabou a cuspir numa fonte do sagrado e histórico Mosteiro dos Jerónimos, onde Pedro Álvares Cabral rezou antes de partir para o “milagre” oceânico da Descoberta do Brasil.

Um português reagiu assim, na Internet, à “obra-prima” de sacanagem de Maitê Proença:

“Todo o vídeo é uma agressão e ofensa a Portugal e aos Portugueses.
Começa por ir a Sintra para mostrar uma porta de uma casa aparentemente comum com o 3 virado para a direita, sem perceber o significado esotérico. Faz gozação com os Portugueses, pois diz que aquilo demonstra que está em Portugal e “os caras” nem sabem colocar direito um algarismo numa porta.

Foi a Sintra, que tem imensos monumentos, castelos e palácios, para gozar com tudo que tem o mais belo e turístico cantinho romântico e natural do distrito de Lisboa.

Depois goza com o Tejo ser, para os Portugueses, o mar, quando na realidade ela está junto ao Estuário doTejo, onde o rio desagua no Atlântico e ambos se confundem.

Fala também de Salazar, do qual ela não sabe nada, imaginando que, por ter sido um ditador, foi igual aos grandes assassinos da Humanidade que foram Hitler e Mussolini durante a II Grande Guerra Mundial.

Goza com o túmulo de Camões, pai da Língua dos Portugueses, Brasileiros, Angolanos, Moçambicanos, Sãotomenses, Caboverdianos,Guineenses e Timorenses.
Goza com o maravilhoso estilo arquitectónico manuelino, enfatizando o Manuel utilizado nas piadinhas brasileiras sobre os Portugueses.

Eu acho que ela vai ter muita vergonha quando souber das reacções dos portugueses ao vídeo e vai pensar duas vezes antes de voltar a falar do país e dos seus habitantes.
Ela foi infame, só revelam ignorância e rancor, talvez “dor de cotovelo”. para assistir às suas peças de teatro em Portugal.

O que vale a Maitê Proença é que o povo português é o mais simpático e sereno do mundo.“

Que mais escrever sobre este impensado e injusto “ataque malicioso” de Maitê Proença Gallo a Portugal e aos Portugueses?

Mais nada, ou apenas: Perdoou-te, Maitê, porque sou amigo do Brasil e de muitos brasileiros, sou cristão-progressista, admirava-te como actriz de telenovelas e achava que tinhas uns olhos lindos. Mas não voltes mais a Portugal, pois já não vês bem e podes dizer mais asneiras e calinadas históricas que desvalorizam a tua carreira artística e podem aumentar em nós, Portugueses, a ideia de que tu tens uma estúpida aversão por Portugal…

Texto de Marques Pereira
Foto: A.N.I. / Blog Maitê Proença
Wabmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: