16.1.10

Tragédia no Haiti


Infelizmente uma tragédia como esta veio acontecer justo no Haiti, o país mais pobre de toda a América e quase o pior do mundo.

Antes do terremoto, já ocupava aposição 149 dos 182 no IDH(Índice de desenvolvimento humano), imagine à partir de agora.

O Haiti é um exemplo típico de onde tudo seguiu errado. A ex- colônia francesa sempre foi problemática e sempre com muita miséria desde o princípio e depois com as ditaduras do Papa Doc (François Duvalier) e seu filho que lhe sucedeu o Jean Claude Duvalier (O baby Doc).

Um país onde não há serviços de abastecimento de água, nem de energia elétrica regulares. Para o leitor ter idéia , ter energia em casa, só com geradores a óleo e isto só em uma parcela ínfima da população. O salário médio de um trabalhador por lá é em média R$ 62 reais( cerca de 23 Euros) mensais.




Desde 2004 o Brasil ter um regular presença, pois comanda a força internacional de paz da ONU, e é mantido um quartel e cerca de 1500 homens de nosso exercito. Apesar de dizerem que a missão é de paz, as nossas tropas enfrentaram dificuldades em um lugar onde na há exercito, nem policias.

Mas o Presidente Lula, quer manter uma suposta “hegemonia” e transparecer força no cenário mundial, principalmente no sub continente latino americano.

Este envolvimento todo, fez que nossa população fosse acostumando com a nossa presença lá, e teve o ápice quando o nosso selecionado principal de futebol fez uma partida em Porto Príncipe, para atrair a atenção mundial para os problemas do Haiti.



Para tristeza geral, tudo foi abaixo nesta ultima terça-feira, e a catástrofe natural não poupou 18 de nossos militares e ainda por cima ceifou a vida de uma brasileira ilustre, a D. Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da criança e da Pastoral da pessoa idosa. D. Zilda , foi indicada por duas vezes ao premio Nobel da Paz, era uma pessoa muito querida no Brasil por suas atividades sociais e tinha ido ao Haiti justamente realizar um ciclo de palestras e exercer seu trabalho de salvar vidas.

Testemunhas afirmaram que na hora do tremor na igreja, uns correram para um lado e ela correu justo para o lado em que caiu toda a estrutura. Foi Fatal...

Enfim, segue o espírito brasileiro de solidariedade, e inúmeros donativos já estão sendo enviados, pelo menos para amenizar o sofrimento daquela gente.

Foi mesmo uma semana triste!

Agora o mundo sabe que o Haiti existe.


Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Agencia Estado
webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: