13.2.10

Portugal está na maior festa brasileira.

O titulo acima não será nenhuma novidade, entretanto este ano tem detalhes muito especiais, pois não é sempre que Portugal esta no desfile da Avenida com tanto brilho e destaque.

Este ano a escola de samba X9 de São Paulo, pertencente ao grupo especial traz como tema o enredo “do além mar a herança lusitana nos une”. O tema será os 100 anos da republica portuguesa, 101 anos de Carmen Miranda, 35 anos da revolução dos cravos, e os 35 anos da X9.

O destaque especial, e que surgirá no desfile na segunda alegoria será o cantor Roberto Leal, o português mais brasileiro do mundo, e que representará a herança do Brasil pela língua portuguesa.

Foram as seguintes as palavras do cantor a imprensa brasileira: “Mais importante do que descobrir é amar o que foi descoberto. Acho que isso tudo deixa claro que já se venceram cóleras, mágoas, preconceitos. Eu fico muito feliz em participar desta festa, porque minha vida inteira foi unir Brasil-Portugal.”

Participam também do desfile cerca de 1340 outros membros dos grupos folclóricos portugueses de São Paulo, e vão entrar na avenida com trajes típicos variados.

O carnavalesco brasileiro resumiu todo o sentimento, em suas palavras, ao afirmar que o brasileiro comum conhece pouco sobre a historia e a relação Brasil-Portugal. E a avenida é um “cenário perfeito” para contar esta história. As pessoas têm que entender que o Brasil é um país multiétnico e multicultural, mas a matriz é portuguesa.




O presidente José Gaspar, descendente de portugueses da região de Trás-os-Montes, afirmou ao Mundo Lusíada que a maioria dos fundadores da escola é de descendência lusa, e que todos “abraçaram a idéia” para este enredo 2010. Dentre os participantes do desfile, estarão presentes ainda alguns jogadores da Lusa, e o presidente da Portuguesa de Desportos, Manuel da Lupa, além de Rita Cadilac representando a Rainha D. Maria I, a Louca.

Texto: Paulo Medeiros

Fotos: X9 paulistana

webmaster:Paula Medeiros


Sem comentários: