12.4.10

Salvador- Bahia- Brasil

Aproveitando a oportunidade e com a “missão” de repórter, assim depois de 13 anos, eu e minha família retornamos a carismática capital brasileira que é Salvador da Bahia. Quando recém-formado, iniciei minha vida profissional naquela cidade e tal como sempre foi e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.



A principal característica é ser a cidade mais africana do Brasil e que paradoxalmente abriga a maior colônia de imigrantes espanhóis (sua maioria oriunda da Galícia).

Independentemente disto, é um centro verdadeiramente místico, cujo ápice é no período carnavalesco, como todos já sabemos.

Notoriamente e depois de todos estes anos observei que a cidade cresceu bastante principalmente em toda extensão da orla marítima, cuja beleza continua a mesma, mas agora com muito mais organização. Ver o farol da Barra, as praias da Pituba e Itapoã, tudo é sempre um colírio aos olhos. Quanto ao centro histórico, continua degradado e agora com muitos viciados em “crack” o que retira um pouco o brilho e que faz com que o turista desavisado evite determinados horários que são mais perigosos. Entretanto a sua importância e exuberância jamais deixarão de existir.




Ah, e o calor humano sempre presente, onde o turista é prioridade... A rede hoteleira satisfaz ao mais exigente visitante, e segundo eles não é possível esquecer a Bahia.

É por esta e outras que o presidente de Angola José Eduardo dos Santos sempre que pode, está na Bahia, penso eu por estar também em África. Já me falaram que há muita semelhança climática com Maputo e Luanda, e o principal é a própria origem da população, onde 80% da população se auto –denomina negra e descendente dos escravos originais trazidos ao nosso país por Portugal.




A viagem me fez voltar ao passado, mas ao mesmo tempo me proporcionou ver o presente e reencontrar amigos que trabalharam junto comigo e que hoje seguem suas vidas como o destino os levou, mas que me recordam que o Brasil melhorou mesmo .

Hoje ao escrever tudo acima, descrevo também alguns detalhes aos nossos leitores da Europa, afirmando que imagens em muitas ocasiões traduz muito mais que palavras.

Assim peço aos leitores que viagem junto conosco a mais este pedacinho do meu país.

Texto: Paulo Medeiros

Fotos: Salvador Turismo e Paulo Medeiros

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: