24.4.10

O Vulcão Ameaçador

Embora saibamos que este assunto foi noticiado a exaustão, e que muita coisa foi dita e que ele foi o causador do maior caos aéreo do hemisfério norte nos últimos anos, há ainda algo em que podemos falar, e refletir...

Pouca gente sabe, mas em 1783,um outro vulcão o Katla , na própria Islândia passou 2 anos em erupção e o país teve seu ano sem verão, e os céus da Europa ficaram meses coberto por cinzas. Estas cinzas são extremamente ricas em enxofre e refletem o calor do sol para fora, causando o resfriamento da terra.

Imaginem um fenômeno destes, em um momento que tantas agressões e transformações acontecem no Planeta terra. Muita anomalia climática.

Pois é, estamos nesta iminência, pois cientistas explicaram que a atividade vulcânica na ilha tem ciclo de 50 a 80 anos, e que passamos boa parte do século XX em completa calma, mas as atividades voltaram. E a previsão é que será muito mais intensa entre 2030 e 2040

No passado não havia tanto trafego aéreo, mas agora é o nosso principal meio de transporte. Nos aeroportos de Lisboa e Madrid vimos no noticiário a quantidade de compatriotas que ficaram sem chegar aos seus destinos .

Imaginem as dificuldades para uma perfeita manutenção de turbinas, que sofrem demais com as cinzas vulcânicas. Segundo a Airbus a temperatura para derretimento das partículas de cinzas do vulcão é inferior a temperatura do motor do avião. Essas partículas derretem e caso entrem na turbina podem esfriar e ficar presas nas laminas da turbina provocando a má circulação e combustão de gases em alta pressão. Em outras palavras podem parar o motor da aeronave. Em números os prejuízos entre os dias 17 e 19 deste mês foram para as companhias em torno de 400 milhões de dólares americanos /dia. Uma cifra extremamente considerável.

Na pratica uma coisa é certa , é impossível prever quanto tempo vai durar esta erupção, pois na região a ultima passou 13 meses, mas o Katla citado acima se espera uma nova erupção desde 1960 e que ainda não aconteceu. Assim não há nada a ser feito a não ser o homem entender que pouco ele pode fazer contra as forças da natureza.

O homem deve aprender também que sua irresponsabilidade para com o planeta , vem conduzindo nos últimos tempos a uma série de respostas.

Respostas que definem a nossa vida,

Esta na hora de deixar que a ganância econômica domine o nosso destino.






Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Agências internacionais
Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: