19.6.10

Junho de Festas.


Como o amigo leitor já sabe, o mês de junho no nordeste brasileiro, é um tempo de muitas festas populares e no caso especifico de 2010,como é ano de copa do mundo de futebol, se aumenta ainda mais a alegria e os festejos.

Aqui em minha região já são cerca de 30 dias de comemorações, imagine se o a nossa seleção for a campeã.

É evidente e notório que toda esta festança é oriunda da mesma raiz em Portugal, e que com o passar dos anos tiveram algumas adaptações em nossa cultura sul americana. Assim, temos um costume eminentemente lusitano na América, o que demonstra claramente que nossos laços são mais profundos do que aparentam ser.

Na verdade as festas juninas são as festas dos 03 “santos”, ou seja Santo Antônio, São.João e São Pedro.

Temos as fogueiras, como em Portugal, entretanto no lugar das sardinhas assadas temos muita comida de milho.

Especificamente na região nordeste, no dia 23 é feriado Para quem ver pela primeira vez,as comemorações de rua lembram bastante os festejos do Porto, com os fogos de artifício e muita gente nas ruas.

Para que o leitor tenha uma idéia mais profunda, até o dia dos namorados, que no mundo inteiro é comemorado no dia de São Valentim, no Brasil é comemorado no dia de Santo Antônio de Lisboa, o santo casamenteiro. Aqui tal como em Lisboa são realizados casamentos coletivos.

É muito difícil saber qual cidade realiza a maior festa em nosso país, e nos últimos anos a disputa fica cada vez mais acirrada para quem faz melhor. Geralmente as cidades de Caruaru em Pernambuco e Campina Grande na Paraíba, trabalham no objetivo em se destacar mais. Na pratica isto pouco importa, pois o importante é a comemoração.

Eu, particularmente creio que o festejos de Campina Grande sejam os maiores, e não é a toa que se intitula como o maior “São João do Mundo”. A cidade encontra-se hoje como todos os hotéis completamente lotados e o governo do estado transfere seus principais maiores eventos para o município em uma maneira de prestigiar este potencial turístico. Os candidatos a presidência da republica também já garantiram presença nos festejos e isto reforça ainda mais o destaque no país.

No centro da cidade há um grande espaço, chamado “Parque do Povo “, onde é montada toda a estrutura para as apresentações artísticas e as barracas para receber os turistas que chegam de todas as partes do país e do mundo. Como ocorre todos os anos , as principais atrações musicais são os cantores da terra, Zé Ramalho e a Elba Ramalho.

Resta-me agora a convidar o nosso leitor a conferir “ao vivo”, tudo que escrevi.

Texto: Paulo Medeiros

Morreu José Saramago



Momentos antes do fechamento do texto, foi com tristeza que recebemos a noticia do falecimento do escritor José Saramago.
O escritor foi o único prêmio Nobel de literatura em lingua portuguesa, e como homenagem transcrevo uma frase genial entre tantas, mas que em nossa lingua ainda é mais genial:

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar."

José Saramago.


Texto: Paulo Medeiros
Fotos:ANI
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: