6.11.11

Saúde e Educação pública no Brasil


Durante toda semana foi bastante comentado , principalmente pelas redes sociais a questão da saúde do ex- presidente Lula da Silva relativos a seu tratamento.

Antes de tudo , quero deixar claro que embora ao longo dos anos tenha discordado de sua ações governamentais, é evidente que sou solidário a solução de seu problema preocupante de saúde. O Lula descobriu um câncer (cancro) de laringe onde os especialistas estão otimistas quanto a cura.

Mas voltemos a polêmica, como dizia no inicia muitos duvidaram se ele faria seu tratamento na rede pública do SUS(Sistema único de saúde). Os algozes do ex presidente duvidavam, e os defensores dizem que sim.

Lendo e ouvindo tudo aquilo, lhes digo que como qualquer ser humano numa situação destas vai procurar o que há de melhor para seu tratamento, e se é para sobreviver é bastante natural que se busque o melhor. Se acontecesse comigo eu não iria para tal tratamento fazê-lo na rede SUS. A razão é simples, além de demorar demais a rede não proporciona a solução dos problemas de saúde dos brasileiros, e que não vai bem como um todo. Assim tenho a certeza que todo tratamento será privado.



Aliás, saúde e educação pública em nosso país é sempre motivo de criticas e quem quiser algo melhor tem mesmo que ir a rede particular e pagar. Isto corrompe o orçamento familiar de grande parte dos assalariados e ao mesmo tempo cria-se um contra-senso. Pagamos os mais altos impostos do mundo, e temos descontado mensalmente a segurança social que só serve mesmo para a aposentadoria, e as obrigações do estado são descumpridas.

Para que o leitor saiba, no Brasil só estuda em escolas publicas , os pobres. Normalmente os professores são mal pagos e exercem suas funções acredito que apenas pela estabilidade que a função publica proporciona. Estou falando de ensino básico , fundamental e médio.

As universidades melhores são as publicas e gratuitas, porém aparece aqui mais um contra-senso, os seus alunos que nela entram são os oriundos da rede privada. Como estes têm um formação mais apurada, normalmente são os que entram através dos vestibulares( são os exames de seleção), ocupando a maior parte das vagas. E a solução governista qual foi, criou-se as famigeradas quotas sociais, quotas para negros(a mais absurda delas), e projeta-se a quota indígena. Resumindo, no lugar de melhorar e encontrar soluções para o ensino publico, tenta remendar ou corrigir os erros crônicos através de quotas.

Enquanto isso, já começou a gastança com os estádios de futebol e os preparativos para as olimpíadas.

Assim segue o Brasil, terra bonita e do povo mais receptivo do mundo, entretanto ainda cometendo os mesmos erros e como sempre com a terrível distancia entre pobres e ricos, que é a maior causa de todas mazelas sociais.



Texto:Paulo Medeiros
Foto: Web
Charge: Cortesia Blog Koletivo Krisis
Webmaster: Paula medeiros

Sem comentários: