29.10.11

EMOCIONEI-ME AO OUVIR O HINO DO BRASIL


Sempre me emociono e quase me vêm as lágrimas aos olhos quando ouço o hino nacional de Portugal na comemoração de algum acto patriótico ou desportivo. Mas não esperava que ao ouvir o hino do Brasil em Guadajara, no México, através de uma reportagem em directo da TV Record, após a vitória da equipa brasileira feminina de Voleibol (Vôlei) nos Jogos PanAmericanos, tal me acontecesse.

O meu coração agitou-se de emoção e quase chorei, inesperadamente, por que motivo sentimental?, durante a apresentação de todo o hino acompanhado do hasteamento da bandeira nacional do Brasil.



Num jogo muito bem disputado, pleno de emoção nas bancadas e no resultado, com os mexicanos e as mexicanas a assobiarem e a vaiarem as voleibolistas brasileiras, as atletas “canarinhas” acabaram por ganhar 3-2 às cubanas no “tie-break” de 15 pontos.



Em São Paulo, via televisão, a voleibolista pernambucana do Recife tida como “a musa do Vôlei brasileiro”, Jaqueline Maria Pereira, “Pocahontas”, com um colar ortopédico no pescoço por ter fracturado duas vértebras da coluna cervical no jogo inicial com a República Dominicana, entre momentos de preocupação e alegria assistia a esta grande final contra Cuba, uma equipa muitas vezes campeã da América, recheada de “escurinhas” humildes e disciplinadas que acabaram por sucumbir à maior determinação e desempenho das brasileiras, ficando na minha memória não só a beleza das moças do Brasil, mas sobretudo a capacidade técnica da Sheila. No final do evento, durante a distribuição das medalhas de ouro, e também a ela nas mãos de uma colega, Jaqueline deixou escorrer algumas lágrimas pelo rosto moreno, simpático e feliz pela sua equipa ter conseguido esta vitória. Meninas, parabéns!



Também no Voleibol de Praia duas brasileiras e o Brasil ganharam a competição e receberam as respectivas medalhas de ouro. Elas, umas e outras, confirmaram ser, em 2011, as melhores praticantes de Voleibol de toda a América. Parabéns à Larissa e sua companheira de equipa!



E no Atletismo: Maurren Higa ganhou a medalha de ouro na disciplina de Salto em Distância atingindo a marca de 6,94 metros. Parabéns à paulista Maurren



Parabéns também para a jovem escritora paulista Andréa del Fuego, 36 anos, a quem foi atribuído por um júri de homens de Letras portugueses o “Prémio José Saramago - 2011”.



Após estas vitórias desportivas e cultural femininas haverá algum Brasileiro ou Português que não sinta orgulho na Mulher do Brasil?

Texto de Marques Pereira (Portugal, 29.Out.2011).

Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros

1 comentário:

Anónimo disse...

Fogo! E quem nao sentiria?!?!? kkkk