2.12.12

Como encontrei Portugal




Exatamente como diz a foto acima, foi o meu sentimento nesta recente viagem a Portugal. Sinceramente nunca  imaginei que em tão breve espaço de  tempo, as  condições econômicas tenham mudado tanto, muito embora este cenário já viesse  se formando.

O diferencial é ninguém esperava que chegasse a tanto. Todo aquele sentimento de pujança e enriquecimento foi por água  abaixo. Vemos agora o país voltar a ser ser um exportador de imigrantes, e existindo uma ideia forte de pessimismo e que também penso não se devia exagerar.Mas a questão é  que esta  geração nunca tinha experimentado o que  os mais  velhos  já conheciam.

Para que  o nosso leitor entenda melhor, tenho diversas situações para ilustrar o que  digo. Por exemplo a maioria das pessoas não estão mais  utilizando cartões de crédito, pois  além de difíceis agora, tudo quanto for relacionado a bancos esta sendo  visto com desconfiança. Impressionou-me também a queda do consumo, incluso aí a disciplina na contenção de gastos pela maioria das famílias  um exemplo que se  utilizado no Brasil muita  coisa poderia ser evitada.

Tal como em toda crise , o desemprego campeia e os mais  atingidos  são os  jovens e algumas profissões  se destacam, os enfermeiros pelo que  vi são os  mais  afetados e os  novos  formandos vão em grande  maioria para a Inglaterra.

Os serviços , antes realizados por estrangeiros como trabalho nas construções  domésticos  agora são executados por aqueles  que  buscam sobreviver e são mesmo portugueses. Assim, os  estrangeiros  que não se estaleceram solidamente estão mesmo fora e  o numero dos que ja  partiram é  imenso.

 A quantidade de brasileiros  que retornaram é  enorme, incluindo-se ai até mesmo quem já estava há mais de 15 anos. Um desastre  para quem um dia partiu em busca de novos horizontes.
Neste aspecto,  a visão sobre o Brasil ou até  mesmo America Latina, mudou bastante na opinião publica, pois  o que  antes era o fim do mundo , hoje ja é  visto como um destino simpático  para diversas profissões . 
Na verdade tudo isto soa  como um castigo para governantes que não dimensionaram erros e que de repente e  em um passe de mágica, acharam que o fato de serem denominados  como membros da nação mais  rica  do mundo (EUROPA), estaria tudo resolvido. Grande  engano, e o  tempo demonstrou que nada foi como imaginavam. os pobres estão mais pobres  e os ricos , cada vez  mais  ricos.

Portugal que  mesmo com todas as dificuldades sempre teve sua  historia  voltada pelas conquistas dos  oceanos, se  tornou refém  de uma  politica  que  deixa  seu país  mais pobre que na época da chamada descolonização. E o pior quase sem reservas e a depender de migalhas vindas no norte.


Deve-se mesmo  se pôr fim ao desastre!



Texto; Paulo Medeiros
Foto: Arquivo pessoal.
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: