15.12.12

Mistério da fé





Passei a  vida  inteira "meio" agnóstico (aquele que não tem certeza), fazendo comparações, estudando, vendo e acompanhando vários movimentos  religiosos. Visitei de tudo que se possa imaginar. Visitei os  Mórmons, Fé Bahai, e muitas das igrejas ditas evangélicas .

Para que  o amigo leitor saiba, existem hoje  cerca de 30 mil denominações espalhadas pelo mundo afora, e todas com seus  estatutos e suas interpretações.

Claro que  uma  dimensão destas era impossível percorrer tudo, mas  com o passar do tempo se vai aprendendendo e fazendo as  comparações.

É importante frisar que a maioria de todas correntes religiosas mantêm uma boa intenção, claro que  diretamente  proporcional  ao alcance de suas ópticas interpretativas da palavra de Deus. Muitas cometem injustiças, outras estabelecem características absurdas e outras banalizam o bom senso das pessoas. Outras, realizam  excelentes  trabalhos  sociais, enfim  como são instituições  humanas  e feitas e realizadas pelo homem, cometem seus  erros.

Não estou aqui para polemizar, nem me referir a nenhuma entidade religiosa. Estou apenas relatando aspectos  de uma  experiencia de  vida , e que  igual  a  muita  gente  foi trilhada na  duvida  das convicções.

Se fosse seguir  a  tradição familiar jamais  teria feito tantas observações e assim também não iria despertar a visão que  tenho hoje.

Melhor explicando, nasci em um lar católico, mas sempre fui um estudante questionador e foi ai que começou tudo. Nestes anos todos, houve  momentos em  gostei de frases de  efeito, tal como a de Lennon que dizia, que acreditava em tudo que Cristo disse, mas não acreditava naquilo que disseram que ele disse. Mas em essência, o que perdurava mesmo eram as  duvidas em saber qual caminho a seguir.

Hoje  nesta  etapa  madura da vida redescobri alguns fatos que nos faz pensar, e que me leva  a dizer que todos os questionamentos  e dúvidas são ocasionados  pela criatividade humana, mas  a verdade ela é inabalável  e esta inserida na fé verdadeira,

Não devemos acreditar em movimentos religiosos para dissipar o que não sabemos, temos  de refletir em verdades incontestáveis, como o fato de que a instituição católica é  a única que com seus dogmas ultrapassou todos os séculos.

Comecei então a compreender que os seus dogmas te ensinam a ver que o mistério está  contigo, e nada mais ilustra este fato que a transubstanciação, onde  nenhuma ciência explica  aquilo que acontece é sim o milagre do mistério da fé. Tanto é que este ato é único e só quem o vivencia realmente pode saber.

Assim falsas doutrinas, já  estamos fartos, temos de viver utilizando-se daquilo que nos é útil verdadeiramente. Os prazeres fazem parte da limitação humana e o temos de fazer é  distinguir  e seguir  segundo os  preceitos do criador. Não quero dizer que tudo é válido, mas  sim o que nos é designado pelo consolador, que é o espirito de Deus.

Quem quiser compreender e puder, que  compreenda!


Texto: Paulo Medeiros
Foto:ANI
webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: