3.11.13

Serra Gaucha

 
 
 

Esta semana apresento ao nosso leitor alguns detalhes acerca de uma região brasileira , extremamente interessante , e que tive o prazer de conhecer pessoalmente na ultima semana.

A Serra Gaúcha, onde se destacam as cidades de Gramado e Canela, fica no estado do Rio Grande do Sul, uma terra simpática e que não é a toa lugar de nascimento de grandes nomes do Brasil. Destacam-se o Getúlio Vargas e o Dr. Leonel Brizola, politico, que sempre tive um respeito e profunda admiração.

Como o estado é maioritariamente plano, a serra gaúcha é uma proeminência da região nordeste do estado, que graças a esta altitude traz um clima magnifico e extremamente próximo do europeu. Por isso que esta região foi escolhida pela grande maioria dos imigrantes alemães e italianos.

 
 
 
 
 

Os alemães começaram a chegar por volta do ano de 1850 e ocuparam as terras mais baixas da serra. Esses imigrantes eram em sua maioria oriundos da Renania(HUNSRUCK), por isto ainda hoje  é fácil encontrar agricultores conversando no dialeto Hunsruckish. Eu tive oportunidade de ver isto na praça central de Nova Petrópolis, quando da abertura da festa da primavera na ultima semana.

Um pouco depois, em 1870 começaram a chegar os italianos da região de Veneto, e se fixaram nas terras mais altas da serra, onde foi iniciado o cultivo da uva e a produção de vinhos. Assim, se explica como prevalece a culinária italiana na região, que tanto se disseminou por todo o Brasil.

Nos dia atuais, é digamos talvez o maior destino nacional de todos os brasileiros de outras regiões. Lugar escolhido por jovens casais para passar dias importantes como comemoração de bodas ou ate mesmo a lua de mel. Realmente tenho a dizer que a aura do lugar favorece mesmo a tudo que se queira fazer. Este que escreve , passou varias horas só contemplando a linda paisagem. Nada mais merecido para quem viajou 4 mil quilômetros.

Gostei imenso da cordialidade e pelo bom acolhimento ao turista , e até  mesmo quando abria a boca com meu acento nordestino, percebi o esforço para a cordialidade.

Afinal não devemos esquecer que embora não pareça, esta região pertence ao Brasil e como tal também tem e partilha dos nossos problemas como o desemprego e outras coisas. Conversei com recepcionistas, taxistas e pessoas comuns e observei que eles dimensionam a importância de um bom e perfeito atendimento pois suas vidas dependem hoje do turismo.

 
 
 
 


Particularmente estava ali também dentro das comemorações de meus 25 anos de casamento com a minha esposa e ela também me confirmou que aquele destino era um daqueles que gostaria de ir novamente.
Sinceramente este destino teve tanto impacto visual, que pelo que me recorde só tive igual, quando estive pela primeira vez no Funchal lá na ilha da Madeira.
Fico feliz pelo destino ter-me dado a oportunidade de conhecer um lugar que surpreendeu a quem já conheceu tantos outros lugares.
Por isto que sempre digo, o Brasil é especial, porque surpreende sempre!
 
 
Texto: Paulo Medeiros
Fotos: WEB
Webmaster: Paula Medeiros
 

1 comentário:

Joao Aurelio disse...

Fiquei com água na boca pra conhecer a Serra Gaúcha! :)-