16.3.14

Telefonia no Brasil







Achei engraçado quando há pouco tempo atrás li no Diário de Noticias (jornal de Portugal), uma reportagem na qual relatavam que por quase uma semana na ilha da Madeira  , ocorreram problemas técnicos e não foi possível disponibilizar internet 3G aos clientes da TMN, por quase uma semana. 

Recordo-me que  foi uma grita tremenda e muitos leitores escreveram protestando e reclamando. Mas o serviço continuava disponibilizado pela Optimus  e Vodafone, e o motivo maior me parece foi porque na ilha  ha mais clientes da TMN. 


O exemplo acima me trás pelo menos duas reflexões, as pessoas na ilha estavam tão acostumadas com o que lhes é disponibilizado, que apenas o fato do restabelecimento demorar um pouco, ocasionou tudo aquilo. A outra reflexão nos trás ao Brasil, nesta época que antecede ao campeonato mundial de futebol e olimpíadas, e me faz comprovar que as nossas comunicações estão mesmo muito ruins. 

Começaram a oferecer a tecnologia 4G apenas para as cidades onde se vão disputar partidas pelo mundial e nestas mesmas cidades o 3G é um horror.Assim, não consigo entender com oferecem um serviço, se o que lhe antecede mal existe. Na região nordeste a grande maioria das cidades só disponibiliza apenas o 2G  no serviço móvel , e no fixo o que é oferecido é uma temeridade. Resumindo ,os serviços apresentam alguma eficacia apenas nas capitais estaduais.

Temos no Brasil, um órgão regulador chamado ANATEL que não funciona, e  inevitavelmente vamos assistir a um  calhamaço de reclamações quando vierem  jornalistas de todo o mundo.

Assim caro leitor, que ainda não conhece o Brasil, saibam que os serviços de telefonia    são ruins,  obsoletos e falham demais. ´´E muito a  comum péssima qualidade das ligações e sem se contar a quantidades  de vezes que você liga para um familiar seu  e se ouve uma gravação que diz: esse numero não existe..

A pessoas como nunca tiveram outra opção, só sentem a gravidade quando viajam a outros países, em especial a Europa. a partir daí descobrem que existe um outro mundo em comunicações.

Continuamos assim, no mundo do faz de conta.....


Texto: Paulo Medeiros
Foto:Web
Webmaster:Isabela Medeiros

Sem comentários: