17.8.14

Viagem a Portugal - Final





Como já havia dito anteriormente, nesta viagem , tive  a oportunidade de ir mais  além de Portugal e assim  aproveitamos para ir a Espanha rever os locais onde um dia vivemos  e conhecer a França, onde estivemos pela  primeira vez. 

Em   meu pensamento  era  também a oportunidade de comparativamente sentir o reflexo do que acontece na Europa e ver de perto esta crise que tanto aflige, principalmente os menos favorecidos

Assim depois de aproveitarmos bem alguns dias do convívio Alentejano, fomos a Espanha, onde  percebe-se logo que os efeitos da crise afetam mais as pessoas do que  em Portugal. E explico melhor esta  minha  afirmação. Em Portugal , na historia recente, há um histórico maior de crises e dificuldades e a maioria das pessoas mesmo sem querer ficaram mais aptas para o enfrentamento destas situações. 

Em Espanha percebi entre os jovens um desemprego muito evidente com muita  gente parada  e sem nada para fazer. Para ilustrar, tenho a dizer muitos  dos  locais  que  frequentei estavam simplesmente fechados.

Em Granada, cidade essencialmente  repleta de estudantes, já não vi as ruas tão repletas de consumidores, como um dia já  havia  visto,   muito pelo contrario, havia  até  uma tentativa de conquistar clientes com pessoas a  distribuir panfletos na  rua, como em qualquer cidade sul americana.Mas, são as alternativas normais  em tempos mais  difíceis.

Assim,  na península ibérica de alguma forma tudo mudou, mas com características diferentes.  A forma de como aconteceu a crise, e de como foi enfrentada, a impressão que tenho é que Portugal se saiu melhor. Portugal a população é mais preparada para momentos como esse.

Em Portugal outro fator que  auxilia, é o fato de ser mais cosmopolita e onde o estrangeiro consegue se integrar mais  facilmente  explicado por razões  históricas. Em Espanha os danos são maiores, pois o desemprego é maior e eles estão a pagar a conta de terem se achado um potencia econômica, maior do que realmente eram.

Tive  a oportunidade de ir em França, e conheci a belíssima região vinícola de Bordeaux. Conhecer este pais, foi a oportunidade de constatar que realmente a crise é para os mais pobres. Por mais que se diga que  existe a crise , a mesma é muito pouco perceptível. Na verdade nem parece que existe.

Por isso tenho a ideia  que tudo vai passar, embora  que  deixando suas marcas e questiono se a comunidade europeia é  mesmo bom para países como Portugal e Espanha. Virar as costas para um passado de glórias e mergulhar no questionável plano de Europa única, será que vale a pena?

Que o leitor possa responder.........




Texto e foto :Paulo Medeiros
Webmaster: Paulo Medeiros

Sem comentários: