4.8.14

Visita a Portugal - Parte II






Continuo hoje relatando aquilo que achei interessante para o nosso publico leitor, principalmente quando este retorno as terras lusitanas se dá em um momento em que todos   falam em crise.
É evidente que tudo está  realmente muito diferente em relação a  anos atras, mas em alguns momentos se tem a impressão que ha um certo exagero porque através da reação da população os efeitos da crise  pode ser minimizados. Claro que para muitos , o efeito foi devastador, principalmente para  a classe média.
Bem, cheguei a Elvas pela estrada nacional, vindo antes de Extremoz e depois de ter cruzado boa parte do Alentejo. A cidade ao entardecer com aquele sol magnifico, denota  que ser agora patrimônio da humanidade, é uma acréscimo  a sua importância  e beleza, sem perder jamais aquele aspecto calmo e tranquilo na paisagem alentejana.
Fui também a Leiria, Ponte de Sor e muitos outros caminhos, afinal teria de aproveitar o pouco tempo para tantos lugares. O interior de Portugal que muitos acham um tanto sonolento, é mesmo fantástico pois tem muitas coisas que me é difícil descrever. O leitor pode ter uma ideia e tenha  a certeza o ideal é mesmo conhecer.








Reencontrar os amigos foi muito bom, e degustando aqueles vinhos da região  tudo fica  melhor ainda. lembrando sempre que o Alentejo, sem medo de errar, tem hoje um dos melhores vinhos do planeta.
O principal assunto naquela altura era sobre o mundial de futebol no Brasil, as  dificuldades da seleção portuguesa e sobre  a fraca equipe brasileira  neste mundial. Sobre isto tenho a  acrescentar que sempre é  bom ouvir opiniões  diferentes, nos faz experimentar uma óptica  diferente. Assisti vários comentaristas da Tv portuguesa mostrar o que a maioria dos brasileiros não via, a  dificuldades em passava o nosso futebol e  no Brasil todos sem prever o hecatombe que aconteceu alguns  dias adiante.






Foi assim , que forçosamente descobrimos que os brasileiros deixaram de ser os melhores do futebol no mundo e que  a derrota frente  a Alemanha foi uma lição difícil de ser esquecida , mas que  serve para abrir os olhos em muitas coisas ate  mesmo fora  do futebol e assim  finalmente descobrir que   refazer e reiniciar fazem parte do ciclo da vida.
Nas minhas observações também procuro fazer analogias sobre a qualidade de vida , bem estar e principalmente o comportamento das pessoas. Não é  a toa que a formação cultural de um povo é extremamente importante em suas ações . A resignação não pode jamais ser confundida com desinteresse, mas sim como um instrumento de resistência. Assim é o que se passa com a população sofrida que muitas vezes foi obrigada a procurar encontrar um Portugal em outros  cantos  do mundo. 
Hoje já  não creio que  a migração seja uma  saída  definitiva, mas  de  certeza não é tão mais dolorosa que  em outros tempos.
Até a próxima e parte final, onde relatarei as minhas conclusões.......


Texto:Paulo Medeiros
Fotos: Foto 1 Elvas -WEB
Fotos 2, 3 e 4: Paulo Medeiros
Webmaster :Paulo Medeiros








Sem comentários: