20.10.06

A FRONTEIRA INJUSTA


Em qualquer situação, quando não se procura ser tolerante ou se ultrapassamos os limites deste, chegamos a esquecer a razão.

Acredito muito na idéia que nunca podemos fazer conclusões a respeito de algo, sem antes observarmos um todo que envolve uma situação.

A foto acima retrata a que ponto chegou às relações entre brasileiros e a opinião pública portuguesa. Nunca pensem que o que está escrito, é um fato isolado.

É a mais pura verdade na descrição do que representa hoje, os brasileiros, na sociedade portuguesa. A chegada indiscriminada de brasileiros principalmente sem formação, e devidamente acompanhados das prostitutas e marginais de mesma nacionalidade, era presumível que se ia chegar a isto.

O problema é que o assunto nunca foi devidamente tratado.

Se por um lado, o êxodo brasileiro é injustificável principalmente por ser um país de tantas potencialidades, por outro lado a incompetência portuguesa de controlar criteriosamente suas fronteiras contribuiu e muito para chegar-se a isto.

Na pratica do dia-a-dia, digo que mesmo com excessos a sociedade lusitana tem razão, pois nunca se viu uma criminalidade tão grande e freqüente em Portugal como agora.

Minha tristeza é que a intolerância e certa xenofobia punem injustamente os bons brasileiros, os descendentes e os amantes de nossa pátria irmã. Particularmente, aumenta minha ira da também incompetência dos políticos do Brasil, que levou nosso país a um descrédito tão grande e a ponto de levar os nossos jovens a imigração.

Em minha opinião o mal está feito, e não há como repor.

Séculos de cumplicidades, podem ser jogados ao lixo pela incapacidade humana dos dias atuais.

Como sempre digo, e agora com muito mais veemência: quisera eu com a mesma alegria beber uma taça de vinho numa tasca Alentejana bem como tomar uma cervejinha gelada numa praia do nordeste brasileiro.



Texto: Paulo Medeiros
Revisão: Paulinha Medeiros
Foto: Brasileiro anônimo

Dedico este texto aos amantes de Portugal, e ao mesmo tempo espero chamar a atenção das autoridades para estabelecer critérios justos nas fronteiras de Portugal, onde marginais estão a passar e pessoas de bem estão sendo humilhadas. Os brasileiros da foto acima, são cidadãos de bem, que estavam a caminho de Londres para assistir uma apresentação da cantora Madona. Ficaram retidos por mais de 8 horas no aeroporto de Lisboa. O resto, creio que dispensa comentários.....

Sem comentários: