29.3.08

DENGUE


Há algum tempo atrás divulgamos aqui em nosso blogue tudo que nos foi possível acerca da febre amarela. O mesmo mosquito, é o que transmite a dengue. Chama-se Aeds aegypt, Este mosquito é talvez hoje o maior inimigo da população brasileira. Este , chegou ao Brasil, através dos navios negreiros e nesta vastidão tropical encontrou um ambiente bastante favorável.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal

Existem 4 tipos de vírus da dengue, Den 1, Den2,Den3, Den4. Esta diversidade, é que provoca uma enormidade de problemas, pois o paciente que contrai a do tipo 1 por exemplo, o seu organismo forma anticorpos para este tipo, entretanto sendo infectado por outro tipo, o desequilíbrio aumenta a possibilidade de desenvolver a forma mais perigosa que é a dengue hemorrágico
Dengue hemorrágico é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Particularmente, tenho trabalhado bastante a frente de equipes na prevenção da doença. A tarefa não é fácil, pois depende de muitos fatores, mas a proliferação do mosquito tem uma característica muito especial, ou seja o mosquito se prolifera preferencialmente em água limpa. Aqui no nordeste do Brasil, quase toda a gente tem o hábito de armazenar água em casa, em caixas, depósitos etc. Assim, o mosquito encontra lugar para seus criadouros. A pulverização ambiental só é ágil para os insetos em suspensão , mas não atua nos criadouros. Este ano, aqui tivemos chuvas acima da media e assim mais água acumulada. O trabalho junto a população visa conscientizar justamente estes detalhes.
Assim a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
O leitor da Europa, deve pensar que o combate não é fácil e para exemplificar, posso por exemplo dizer, no inverno em Portugal e Espanha é comum se encontrar piscinas abandonadas. Se por ai, tivessem o mosquito em proliferação seria um desastre.
Do ponto de vista médico, os serviços de saúde devem estar preparados para tratar e bem todos os que apresentem sintomas, e quem sabe voltemos a controlar esta epidemia, que hoje esta mais restrita ao Rio de janeiro.
Para finalizar tenho a dizer o slogan:
O Brasil não pode ser derrotado por um mosquito!.

Foto: Ministério da Saúde
Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: