6.9.08

CANTO DA TERRA


Este é o nome do mais recente trabalho do cantor português Roberto Leal. Aparentemente, este fato poderia passar despercebido se fosse apresentado por qualquer outro artista. Entretanto, cria conotações espetaculares em se tratando do expoente Trás-montano.
Canto da terra realmente divulga a música de Trás-os-montes para o mundo, bem como divulga o mirandês que é a segunda língua oficial de Portugal. Isto mesmo! A segunda língua oficial de Portugal. O que antes fora denominado de dialeto, atualmente tem outro status.
Sim, e voltando às conotações especiais, tenho a dizer que mais uma vez o Roberto divulga a cultura portuguesa como ninguém e neste caso especialmente à sua própria terra.
Lembro-me com certo espanto o contra-senso que há em Portugal em tratar o cantor como brasileiro. A crítica e a mídia, do outro lado do oceano, nunca o respeitaram como devia e observo hoje que apenas melhorou o relacionamento.
Claro que tratar como brasileiro não é nada desmerecedor, muito pelo contrário.
É antes de tudo uma honra para nós. Me refiro principalmente ao desconhecimento do trabalho do artista em sua divulgação no estrangeiro em defesa de tudo que é português e onde é notória sua popularidade e com um enorme contributo na divulgação da cultura lusitana.
Não é à toa que no Brasil ele é mais conhecido pela população em geral do que Dona Amália Rodrigues. Não é à toa também que nos Estados Unidos, mas precisamente no estado de New Hampshire , em que se comemora o Roberto Leal’s Day.
Assim estas palavras que escrevo, espero que causem algum efeito por quem possa ser lido, pois tornou-se um objetivo nosso nas comunidades do Orkut na internet(comunidades do Roberto Leal) salvaguardar e defender seu trabalho e ao mesmo tempo procurar difundir sua capacidade inédita de grande artista e um exemplo para os que falam o português.
Em breve divulgaremos aqui uma entrevista concedida na Marinha Grande
Texto: Paulo Medeiros
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: