27.6.09

GRIPE A (H1N1) JÁ ANDA DE CRUZEIRO


O que terá levado a gripe A, que começou por ser dos suínos, a entrar num cruzeiro do navio “Ocean Dream” pelas Caraíbas, com escala em Aruba, Curaçau, Ilha de Margarita, Granada, Santa Lúcia e Barbados, em que participavam nove portugueses?

O ar que se respira no mar?

Algum tripulante infectado de entre as muitas nacionalidades deles, principalmente asiáticos?

Algum trabalhador portuário ou do pessoal alfandegário que entra em inspecção aos navios num porto de escala?

Algum turista?

A verdade é que a OMS, ao considerar uma pandemia este tipo de gripe, veio dizer-nos que a A (H1N1) já se transmite de pessoa para pessoa.

O “Ocean Dream” isolou os portadores da gripe A (três casos confirmados e 11 suspeitos) e deixou-os num porto de escala para tratamento, tendo seguido limpo.

Tal acontecimento é um aviso a todas as pessoas que vão viajar para se vacinarem contra esta doença em expansão por todo o mundo, apesar das medidas que estão a ser tomadas pelos governos e pela própria Organização Mundial de Saúde.

E o que é feito nos aeroportos pelas autoridades sanitárias aos passageiros dos aviões? Nas chegadas já existem equipas de prevenção, mas nas partidas nenhuns ou poucos cuidados de vigilância/prevenção se destacam.

Em Portugal ainda são poucos os casos (nove até 27 de Junho), todos trazidos por pessoas vindas de outros países, principalmente do continente América.

E no Brasil, qual é a situação?
Neste período de férias para os europeus e outros habitantes da Terra prevê-se que os números de casos com a gripe A (H1N1) irão aumentar, passando o vírus de pessoas para pessoas e não da ingestão de carne de porco. Cuidemo-nos, vacinando!

Texto de Marques Pereira
Foto: MV Mendez
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: