4.7.09

Gripe A no Brasil


Continuando, principalmente devido aos interesses de nossos leitores, tenho a descrever o avanço da gripe no Brasil.

Embora as autoridades insistam em dizer que não é preocupante a situação no país, particularmente começo a discordar principalmente depois do aumento excessivamente rápido de casos. Estamos já com 680 casos( até este momento) e a principal porta de entrada tem sido através de pessoas que estavam no exterior em viagens. O aumento é muito rápido na fronteira sul, com pessoas vindas da Argentina, onde a pandemia clássica esta claramente descontrolada. A prova disto é que o ministro da Saúde daquele país foi substituído pela Presidenta Cristina Kirchiner.

O aumento lá na Argentina esta preocupante , principalmente depois da noticia de 11 mortes em 48 horas. O crescimento ocorre na região de Buenos Aires.
Outro fator é o fato de começar o inverno no hemisfério sul, isto favorece a disseminação do vírus.

Além de fazer fronteira com o Brasil, nesta época é comum a ida de turistas brasileiros passar as férias de inverno por lá. O ministério da Saúde inclusive já recomenda as pessoas cancelarem estas viagens. Na região de fronteira o caos esta instalado, pois é tentado a todo custo manter o perigo afastado, o que me parece impossível.

Diante destes preocupantes dados e acontecimentos, o único argumento anti-pânico existente é a baixa letalidade do vírus o que de qualquer forma alivia um pouco a situação.

O ministro da saúde do Brasil, José Gomes Temporão, afirmou que o momento agora de utilizar da estratégia de evitar-se a sobrecarga dos hospitais, deixando-os para os casos mais graves.

Quanto a população deve mesmo é evitar ambientes fechados e contatos com pessoas já acometidas e deixar claro que aquelas mascaras tão difundidas pelas imagens que percorrem o mundo, não servem quase nada na proteção.

Aos nossos leitores de Portugal, temos a dizer que por ser verão, a propagação deve ser diminuída, mas os cuidados e vigilância devem ser uma constante, mas os índices de contaminação são ínfimos.

Uma coisa é certa, mesmo com todas dificuldades , a humanidade passará por mais esta dificuldade. E vencerá!

Texto: Paulo Medeiros
Foto: ANI
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: