7.5.11

Como conhecer o Brasil?

Uma esfera que realmente deixa os brasileiros indignados está sendo a da chamada sétima arte. Não é de hoje que nosso país é retratado no estrangeiro e infelizmente também não é recente a distorção que fazem da realidade brasileira lá fora.



O Brasil, país latino americano, não é perfeito. Problemas sociais e corrupção são a maior causa do atraso em relação aos países do “primeiro mundo”.



Morando na Europa pude perceber a dificuldade de receberem notícias sobre acontecimentos positivos no Brasil. Quando o país é retratado é só no mês do carnaval, época de copa ou pior, acontecimentos trágicos, envolvendo mulheres que jogam seu filho no rio, helicópteros derrubados por traficantes, entre inúmeros outros que causam o mesmo impacto.



Ainda hoje, mesmo quando o Brasil está chamando maior atenção por estar cada vez mais perto de sediar a Copa de futebol e os jogos olímpicos a visão segue a mesma: deturpada. Trago três longas que realmente causaram controvérsia:



Turistas (2006)







Grupo de turistas é atacado no norte do país, por o que não se sabe bem se são canibais ou traficantes de órgãos. É o terror em um país tropical.



Rio (2011)






Animação que mostra o país em época de carnaval, comércio ilegal de pássaros e a suposta vida na favela do Rio de Janeiro. O jeitinho brasileiro impera.



Fast Five (2011)








Filme que teve a estreia esta semana no Brasil. Ainda não pude assisti-lo, mas já é perceptível que a favela e o tráfico estão bastantes presentes.





Temos que concordar que o Brasil tem muitos defeitos, muitos aspectos ainda para avançar. Porém o país não se resume a praia, sol, carnaval, festas, drogas, prostituição, favelas. Assistir a filmes assim causa certo temor em visitar nossas terras. Os brasileiros com certeza compartem com esta visão. Chegar a outro país e ser visto da mesma forma que a mídia divulga é arrasador. Sempre acolher estrangeiros de braços abertos e receber críticas fortíssimas é desestimulante.




A única dica que fica é: conheçam o Brasil, a fundo. Um país com tanta diversidade não pode ser resumido a este tipo estereótipo (preconceito).



Texto: Paula Medeiros

Posters: IMDb.com

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: