17.12.11

Culturas diferentes

Na grande maioria dos debates e estudos realizados , nunca se conseguiu estabelecer o porque de mesmo sendo “irmãos, o Brasil e Portugal são tão diferentes e tão distantes.

O brasileiro em sua maioria sempre considera e é mesmo possuidor de um grande país, com muitas riquezas e que é o melhor lugar do mundo para se viver. Que tem um povo hospitaleiro, tem belezas mil ( e tem mesmo),que aqui é a terra do samba e do futebol. Tudo isto sabemos desde criança.

Entretanto nunca conseguimos explicar porque tanta bagunça, tanta impunidade e tanta desorganização. Muitos não gostam de falar, mas a nossa cultura foi agredida durante anos por basicamente um descuido generalizado de nossa educação. A concepção colonial que somente as elites e a casta dominante fosse privilegiada em detrimento dos demais, levou-nos a esta realidade. Cometemos erros históricos tais como o ultimo país do mundo a acabar com o escravismo e principalmente por promover por muito tempo uma profunda distancia entre as classes sociais, onde os ricos possuíam tudo e os pobres eram mesmo miseráveis.

Deixemos um pouco a historia, mas vamos aos dias atuais aonde dizem os indicadores, que estamos bem e que nossa economia esta praticamente imune a crise financeira. De que adianta isto se cada dia que passa somos reféns da violência urbana, onde até mesmo carregar um telemóvel em determinados locais é um risco. De que adianta tanta beleza, se para fotografarmos corremos o risco de perder o nosso equipamento . De que adianta tanta riqueza se em nossas casas temos que colocar cercas elétricas e contratar vigilância privada.

Se mudássemos hoje nossas escolas públicas, talvez as futuras gerações tivessem alguma chance, entretanto os nossos governantes só estão preocupados com Olimpíadas e Copa do mundo de futebol. Mudar , me refiro, também as atitudes. Essa história de achar bonitinho o “jeitinho brasileiro”, aquele de levar vantagem em tudo , é antes de tudo um motivo de vergonha.

Políticos brasileiros que miseráveis são, pois têm a oportunidade única de fazer historia, mas não fazem.

Em Portugal a previsão é a de se passar o natal mais pobre dos últimos anos, mas as famílias controlam-se em tudo. Reclamam muito, mas vão passar como passaram por séculos de história. Percebe-se um melhor preparo para as adversidades, e isto se deve ao melhor respeito social, pois isto não foi construído agora, mas há muito tempo e culturalmente constituído. O português pensa mais no futuro, e o brasileiro vive um dia a cada dia, e pouco se interessa pelo que pode vir

Para ilustrar:

Lembro-me dos pés de laranjas, que no outono ficam repletos do fruto, nas ruas de Estremoz (Alentejo). Aliás, também vi em outras cidades como Elvas, Castelo Branco. Ficava a observar que os frutos amadureciam e caiam no chão sem que ninguém os recolhesse. Procurei até saber, e ninguém os tocava por serem públicos mesmo. Imaginei estas mesmas laranjeiras, aqui em qualquer cidade brasileira, os frutos jamais amadureceriam porque antes disto já estariam todas laranjas arrancadas....

Assim é o Brasil ! Esta terra ainda vai cumprir seu ideal....




Texto:Paulo Medeiros
Video:You tube
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: