3.12.11

FADO

Na ultima semana, conforme anunciado aqui no nosso Blog, o Fado foi elevado a categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da humanidade, pela UNESCO.

Um fantástico reconhecimento a este estilo musical de Portugal, que enche de orgulho a todos falantes de nossa língua. Para os brasileiros que em sua maioria desconhecem o real significado do fado, tenho a dizer que o mesmo vai muito além do que se ouve.

Há a injustiça de se dizer que ele só representa tristeza, melancolia e saudades . Apesar de estar cheio de todos estes sentimentos, o fado também representa a esperança, a força e a importância do que necessitamos alcançar, daí se dizer que ao ouvi-lo também é necessário ter alma de poder compreende-lo.

Por ter esta relação próxima a Portugal, é que certa feita me perguntaram aqui no Brasil , qual em minha opinião seria o fado mais bonito. Eu não sei se escolhi especificamente o mais bonito, mas acho que minha escolha é a que consegue explicitar o que é verdadeiramente um fado e quem sabe assim o torna também o mais bonito.

O fado chama-se Lágrima e é de Dona Amália Rodrigues em parceria com o guitarrista Carlos Gonçalves.

Eis a sua letra:

Cheia de penas me deito
E com mais penas me levanto
Já me ficou no meu peito
Jeito de te querer tanto

Tenho por meu desespero
Dentro de mim o castigo
Eu digo que não te quero
E de noite sonho contigo

Se considero que um dia hei-de morrer
No desespero que tenho de te não ver
Estendo o meu xaile no chão
E deixo-me adormecer

Se eu soubesse que morrendo
Tu me havias de chorar
Por uma lágrima tua
Que alegria me deixaria matar

A interpretação a seguir , é a que considero mais fidedigna ao que comentei e ao que vi, e também uma comprovação que o fado está mais atual do que nunca.

Estamos todos de parabéns!


Texto :Paulo Medeiros
Foto:Amostra Carlos Saura
Video: Youtube
webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: