14.1.12

Imigração de Haitianos

Realmente o tempo esta mudando mesmo. O que até bem pouco tempo era apenas uma pagina de nossa historia, hoje está voltando. Não sei ao certo pelo fato de nossa economia está melhor, ou porque a vida no Haiti é mais difícil do que se possa imaginar.

Refiro-me que no passado recente, víamos nossos cidadãos serem deportados e humilhados em aeroportos , principalmente na Europa. E agora , começa uma busca por nosso país, onde os excluídos melhoraram muito de vida e muita gente já pensa em viver no Brasil.

O espantoso e esperado era que estas levas viessem por locais, digamos mais esperados ou por aeroportos ou através de cidades maiores. O que causou espanto, foi chegar através de nossa fronteira mais distante, ou seja pelo Amazonas e Acre, estados do Norte, onde carece até de brasileiros. Para exemplificar, na cidade de Brasiléia no Estado do Acre, estão mais de 1500 pessoas a espera de vistos de trabalho, e fora os mais de 4 mil do ano passado.

Soubemos que chegam a nossa fronteira através de “coiotes” caribenhos que lhes levam tudo que conseguiram juntar na vida. E, pasmem, todo este pessoal que esta chegando, em sua maioria é mão de obra mais especializada, como professores, advogados, além de marceneiros etc.

E para evitar a ação destas gangs internacionais, o governo agiu rápido, e passou a conceder 100 vistos por mês para haitianos entrarem legalmente e sem exigência de contrato de trabalho. Uma medida que visa controlar tudo e acabar com o trafico. Esse status apenas cabe aos haitianos cujo país esta devastado pelo ultimo terremoto. Outro fator levado em consideração deve-se a também presença das tropas na manutenção da ordem la no Haiti. Impressiona-me também que no meio destes estão aparecendo paquistaneses e indianos.

Resultado, o nosso governo não perdeu a oportunidade de demonstrar ao mundo como se deve tratar a questão. Devemos respeitar o direito do ser humano ter novas oportunidades. Claro que não se deve escancarar as portas, mas é delicioso mostrar ao mundo que existe uma forma outra de tratamento e com certeza com muito mais dignidade. Por segurança a longínqua fronteira já foi reforçada.

Não sei exatamente como, mas o Brasil esta aos poucos tornando-se atraente, mas o consumo está grande demais, e continua a nossa velha desorganização onde serviços básicos não são oferecidos com eficácia como a saúde e segurança publica e a educação pública continua capenga.

Mas desejamos que haja oportunidades para todos, porque assim sempre foi o Brasil onde temos uma sociedade formada por pessoas de todas as raças e credos que por um determinado tempo falhou, mas que nada impede possamos dar a volta por cima.

O ciclo do mundo finalmente começa a nos ser favorável...


Texto: Paulo Medeiros
Foto: A.N.I
Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: