16.9.12

Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil


Sou um entusiasta quando se trata deste  assunto, pois sempre desejei e acreditei na aproximação entre os  dois  povos  mais  irmãos do mundo. 

Infelizmente esta integração absoluta nunca realmente  aconteceu e  quase ninguém sabe  explicar e  apenas sei  que muito já  devia ter sido feito. É inconcebível  que  dois  povos  que tem tudo a ver, de  fato nunca puderam exercer esta realidade.

Para ilustrar temos  muitos  exemplos , quando foi feito o Rock in Rio no Brasil  o grupo Xutos  e Pontapés foi tratado como novidade pelo publico brasileiro , quando  este grupo já  tinha 30 anos  de estrada. Por outro lado temos  a historia  do Roberto Leal que por anos não era  reconhecido em Portugal quando na  pratica  foi o artista  que  mais trouxe para o Brasil os  ritmos de de seu país. Assim estas tristes  historias se  sucedem, quando na  verdade isto serve de alerta  para que façamos  a nossa parte na possibilidade de se  reestabelecer plenamente o nosso passado  de cumplicidades.

Já tivemos nos  últimos  anos, ano do Brasil na  França, na Itália,. Tivemos  também o centenário da   migração japonesa no Brasil, ou seja  tivemos  quase tudo, menos  um evento que  marcasse  os  nossos  povos. Daí, esta  iniciativa  ser  importante, e que  já começa  diferente. Teremos  os  eventos  simultâneamente  nos  dois  países, o que  engrandecerá  com toda  certeza tudo  que  foi  imaginado. Teremos  a  oportunidade de  ter Mariza no Brasil  e  Artistas brasileiros  em terras lusitanas e não só, também eventos na literatura, no teatro etc.
O evento teve  inicio no dia 07 de Setembro( data da independência  do Brasil), e vai terminar  em 10 de Junho de 2013 (dia de Portugal- dia em que  se comemora  o aniversário de morte de Camões).

Por aqui já estamos vendo pela Rede Globo de Televisão, como  foto acima,  o consagrado ator português  Ricardo Pereira  e sua mulher  Francisca Pinto, em companhia do pequeno Vicente  que é o filho brasileiro do casal em intervenções  diárias falando do evento. São apenas 30 segundos ,que  fazem a diferença e em que  se demonstra a sua  efetiva participação .

Com relação aos  eventos  portugueses no Brasil , os  organizadores tem como meta, passar uma  imagem mais  moderna de Portugal para  os  brasileiros. Acabar com a ideia de que Portugal é só nostalgia. Há muito que os  brasileiros necessitam descobrir.

Este que vos escreve , conhece muito bem os  dois  lados  do oceano e sinceramente  nunca  vi tantos  equívocos  que atravessaram anos sem que  pudessem ser removidos. lhes digo com certeza que  o Brasil é muito mais  do que Carnaval , Samba  e Futebol e Portugal é muito mais do que  Fados tristes  e bigodudos  donos  de padarias. Temos que reduzir arestas e iniciarmos  um novo tempo, sem nunca esquecer que temos algo muito mais  precioso e que  nos une, que  é  a incomparavel língua portuguesa.  Que é  linda tanto com ao acento europeu, bem como com o falar morno dos trópicos.

Mais informações visitem;
www. anobrasilportugal.com.br





Texto: Paulo Medeiros
Foto 1- Rede globo
Foto 2: Roberto leal blog
Webamaster:Paula Medeiros

Sem comentários: