30.9.12

TEMPO DE PROMESSAS



BRASIL



Mais uma eleição se aproxima e com ela novas expectativas e novas esperanças de nossa parte. Embora faça parte de uma família de políticos, nunca me entusiasmei para concorrer a nenhum mandato, pois tenho minhas restrições tanto ao modelo atual como a determinados políticos. Decididamente, política partidária não é a minha praia. Prefiro dar minha contribuição de outra forma.
           
Ultimamente, quem tiver a curiosidade de observar os pretensos candidatos, deve notar que o número de promessas está demais. Parece que a cada eleição a coisa fica pior. É uma falta total de respeito ao eleitor em prometer coisas sabendo eles que não têm condições de cumprir. Às vezes fico imaginando que eles pensam que somos totalmente ignorantes e portanto não avaliamos as propostas. Isto não acontece só aqui em nossa cidade; é no País todo. Portanto, é chegada a hora de se observar bem em quem se deve votar.
            
 A propósito de promessas, contam que no Rio Grande do Norte, determinado político prometeu que se eleito construiria uma ponte  ligando Natal a Fernando de Noronha. Vejam só o nível deste candidato. Só pode ser um deboche; não há outra explicação.
            
Aqui na nossa cidade, tem candidato prometendo no campo da cultura, transformar o antigo cinema Capitólio em um centro cultural. Taí uma coisa boa, apesar de que já vi este filme algumas vezes. O pessoal ligado à cultura deve ficar atento a esta promessa para cobrar depois. Agora, infelizmente esqueceram do cine São José que está em melhores condições e tem uma história cultural na cidade a se preservar.            

Na minha área, a da saúde, as promessas são muitas. De acordo com o que tenho visto e ouvido a se concretizar os prováveis projetos  para melhorar o atendimento à sofrida população, teremos sem dúvida  na área de saúde, um atendimento de primeiro mundo. Torcemos para que dê certo, pois o que observamos  por este Brasil afora  é que uma vez no poder, as promessas nesta área são esquecidas e não se abre nem para o diálogo. A grande verdade é que a saúde pública no Brasil há muito vem agonizando e ninguém resolve. Só quem fazia elogios ao atendimento pelo SUS era o ex. Presidente Lula, mas quando precisou, procurou um serviço diferenciado. Mas continuamos torcendo para que desta vez dê certo. O povo com certeza não esquecerá. Fiquem certos os senhores candidatos.
           
Portanto é preciso avaliar bem estes concorrentes, seja para cargos legislativos como para executivo. Avaliemos quem tem propostas mais condizentes com o perfil da cidade e as necessidades da população, o que ela está precisando de mais urgente e para que seu povo seja mais feliz. Mas isto sem propostas faraônicas só para impressionar o eleitor e não poder cumprir depois. Esta forma  não impressiona mais, pelo menos para mim .
           
Assim sendo meus caros, vamos refletir melhor sobre estes candidatos e fazermos uma escolha com mais critério e sem emoção para ver se desta vez conseguiremos acertar. Esta cidade está a merecer alguém que realmente esteja com o firme propósito de lutar por ela fazendo-a crescer cada vez  mais em todos os sentidos.
            
 E se apesar de todo o cuidado na escolha, não acertarmos, então salve-se quem puder e que Deus tenha piedade de nós.

Texto de: Dr. Joaquim Franca Filho - Médico  e escritor, convidado pelo blog Lusitania.


PORTUGAL






Em Portugal, também estamos  a viver  em um  momento de promessas, entretanto sem  esperanças e principalmente com muita desconfiança.

Ontem , no Terreiro do Paço, o que  vimos  foi uma  concentração de muitas pessoas  que invariavelmente  tinham um mesmo sentimento: o de não aguentar mais  em ter de pagar tão caro por uma  conta  que não é  a sua. O Governo, sob o pretexto de corrigir suas  contas e manter-se bem com a troika, consegue atrair para si  a  antipatia de seus  cidadãos com terríveis  medidas , que na  maioria  dos  casos atinge principalmente  os  mais  humildes. 

Deste lado do Atlântico, na  verdade demoramos um pouco a entender o que estava  a acontecer. Infelizmente, descubri que  as noticias não eram exageradas e que  todos  foram atingidos pelo momento econômico e especialistas já  aproximam aos acontecimentos  da Grécia.

Sinceramente não dá para  acreditar em promessas do governo de Passos Coelho, e de seu fiel escudeiro o Paulo Portas. pois na  pratica as promessas não surtem efeito positivo e cada vez  mais o país se aproxima de uma passado não tão distante e de péssimas recordações.

O povo esta  atento , e os  caminhos  levam a uma greve  geral que não é uma  alternativa  interessante, mas se for necessário tratar-se de um instrumento   importante para o povo ser ouvido.

Portugal vencerá mais  uma  vez!

Por: Paulo Medeiros




Texto 1 : Joaquim Franca Filho
Texto 2 : Paulo Medeiros
Foto do texto 1: web
Foto  do texto 2: Diário de noticias - Portugal

Sem comentários: