9.3.13

Hugo Chavez




Morreu aos 58 anos de idade, o presidente Hugo Chavez da Venezuela. Realmente o mais  controverso líder Sul-Americano que se tem noticia na  historia recente de nosso continente.

Muito embora sua morte tenha levado comoção a muita gente, nos cabe refletir se suas ações como presidente da republica bolivariana foram realmente uma unanimidade. 

Pessoalmente convivi com muitos estudantes Venezuelanos quando vivi em Espanha, e lhes digo que até la as opiniões eram divididas.  Na pratica, Chavez há quatorze anos que  divide os venezuelanos, e na  verdade criou mais  animosidades do que união dentro de seu próprio povo. O mesmo incitou os  pobres contra a classe média de seu pais, na justificativa infundada que estes eram os  responsáveis  por sua  pobreza.

Sua popularidade entre  os  menos desfavorecidos, tem as  mesmas características daqueles  que, a custa de "programas sociais" querem se perpetuar no poder. A prova  maior deste  raciocínio cabe  aos lideres mundiais que o apoiavam, como os irmãos Castro, Mahmoud Ahmadinejad , Evo Morales , todos com tendencias ditatoriais. 

Os irmãos Castro , muito provavelmente pela  enorme quantidade de petróleo subsidiado que  recebeu, e o líder iraniano pelo apoio as  empresas iranianas  além de utilizar-se da  oportunidade para melhorar sua imagem perante o mundo.Assim , até neste  aspecto é tudo controverso.

A politica  de seu governo se baseou muito em programas  sociais  em que se subsidia alguma  coisa  a pessoas menos favorecidas, conquistando uma fidelidade doentia  e ao mesmo tempo empolgante junto a quem nunca  teve oportunidades.

De qualquer forma  se deve manter respeito a quem não deveria morrer da forma que  aconteceu, ainda relativamente jovem onde tinha ainda  tempo de tentar provar que não estava errado.Seus opositores afirmam que até no seu tratamento da doença , o presidente não confiou  nos venezuelanos. A duvida  agora  é como vai se  comportar e governar seu sucessor politico, Nicolás Maduro, e uma  verdade é certa ,  de bem ou mal Hugo Chavez mudou a identidade venezuelana.






Texto: Paulo Medeiros
Fotos:WEB
Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: