14.4.13

Viver no Brasil é meio complicado




A cada dia que passa vemos através de vários programas da TV que a cada  dia chegam mais estrangeiros ao Brasil. 

Pelo estado do Acre é que se  apresenta  a forma  mais desordenada,chegando ao ponto do governo local decretar calamidade pública.  Mas ha  muitas outras vias , por outros aeroportos, pela fronteira seca  do Mato Grosso, enfim já  causa preocupação.

Hoje não vou falar neste aspecto, mas sim  analisar a  situação de outra  forma. Inicialmente temos que  ver que a  grande maioria destes que chegam são oriundos de países muito pobres. A maior parte vem do Haiti, e os nossos governantes os tratam diferenciadamente pelo fato de ter tropas naquele país. Há também Senegaleses  e agora  também da República  Dominicana.

A propaganda enganosa de nosso governo, criando a falsa ideia  que as crises internacionais tem pouco efeito no Brasil, atraindo mais gente  sem qualificação profissional criando uma onda de problemas cada  vez maior.

Outro aspecto e muito mais  importante é que a economia do Brasil não esta  essa maravilha  toda, pois a cada  dia  vemos aumento dos preços. Alias o custo de vida esta cada vez mais alto, e na pratica vivemos em um pais caro e a maior parte da população com salários baixos.

Viver no Brasil esta quase 50% mais caro do que viver em Portugal e o salario minimo nacional é  a metade do praticado em Portugal. Por isto é que  vemos   muitos mais  mendigos por aqui do que em Lisboa ou Porto. Os preços ou aluguéis  de imóveis estão também nas nuvens, e os  preços praticados no Brasil também estão mais  altos  que em Portugal .

Assim alguém que queira se aventurar por estas paragens do atlântico sul tem de ter em mente as dificuldades que irá encontrar. Ou seja, uma sociedade cara onde os bons salários são apenas para aquelas profissões em que a demanda é insuficiente, caso dos engenheiros.

Respira-se copa do mundo, onde se pode ver suntuosas construções , mas paralelo a isto estamos com uma rede publica de saúde horrorosa e baixos  níveis de educação em muitas localidades. Aeroportos, comunicações , estradas, e outros itens são de fazer vergonha em determinadas  situações.

Bem, acho que ser realista não significa que não acredito em nosso país, mas temos também de ser responsáveis com tudo que  fazemos. Odeio esta  coisa de ter  uma falsa imagem criada ,quando nos falta muito no mais básico de uma  sociedade organizada.

Tudo esta melhor, mas longe do ideal.




Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Web
WebMaster: Paula medeiros

Sem comentários: