4.10.08

Brasil: Eleições municipais 2008


Neste domingo (05 de outubro) se realizam as eleições municipais no Brasil. Serão escolhidos os prefeitos e os vereadores municipais dos mais de cinco mil municípios existentes no país.

É chegado o momento e a oportunidade para se aprovar ou tirar aqueles que não estão ao serviço do povo., principalmente aqueles que se aproveitam para obter favorecimentos pessoais. Aqui no Nordeste brasileiro, embora muita coisa já tenha mudado, ainda há muito no que se educar.
Infelizmente ainda há eleitores que não sabem sequer o nome dos candidatos. E é exatamente este pessoal que mais aprova o Governo Lula da Silva, que se utiliza das famosas bolsas sociais e que nada mais é que um argumento eleitoreiro. Opiniões a parte e para que nosso leitor europeu entenda o processo eleitoral, pelas leis brasileira o voto é obrigatório . Apesar deste aspecto antidemocrático, o objetivo segundo seus idealizadores foi para legitimar os vencedores eleitos. Assim toda a gente acima dos 18 anos de idade é obrigado a votar sob pena de lhes ser aplicadas as punições da lei.
Os que trabalham no processo, também são convocados obrigatoriamente e sem remuneração, embora a justiça eleitoral classifique como dever cívico.
Dia de eleição também signifique dia de lei seca, ou seja, nenhum estabelecimento pode vender bebidas alcoólicas embora toda a gente compre na véspera e leve para casa e a partir daí consuma a vontade.
Na segunda- feira normalmente as repartições publicas consideram ponto facultativo, ou seja é facultado o direito de ir trabalhar ou não e que na pratica ninguém vai.
Os menores de 18 anos que já tenham completado 16 têm o direito a votar embora tenha se criado com isto um paradoxo jurídico, pois o menor não tem responsabilidade jurídica mas pode escolher até o presidente da republica.
Outro detalhe importante, a votação é totalmente eletrônica, e considerada uma das mais ágeis do mundo onde o resultado sai praticamente no mesmo dia e algumas horas após o fechamento da mesma.
Assim este meu Brasil varonil vai seguindo seu caminho na esperança que com o potencial que temos possamos despontar sempre na ponta desta América latina que um dia será reconhecida pelo dito mundo civilizado.

Texto: Paulo Medeiros
Webmaster:Paula Medeiros

Sem comentários: