21.2.09

Felipão na Inglaterra

Nas ultimas semanas, foi noticia nos principais jornais do mundo o nosso Luiz Felipe Scolari. O brasileiro campeão mundial e que levou Portugal ao topo do futebol mundial.


Ousado, disciplinador e extremamente humano o Felipão (como nós o chamamos), conseguiu ser herói não so no Brasil, bem assim como em Portugal onde levou a condição de vice-campeão europeu e quarto lugar no ultimo mundial da Alemanha. Mesmo com toda esta fama e todos seus atributos, muitos detalhes os europeus desconheciam, principalmente os dirigentes do Chelsea.


Fala-se que o seu ex-patrão , o russo Roman Abramovich, o tinha contratado para que a equipe apresentasse um futebol vistoso. Puro desconhecimento, Scolari jamais esteve associado a beleza do futebol, embora seja um treinador excepcional. E digo excepcional, pois ele introduziu no futebol brasileiro a idéia que não bastava ter talento, precisavamos nos preocupar também com a defesa. Assim, já fazia tempo, que com equipes muito pequenas ele chegou a conquistar grandes resultados. Lembro-me bem, quando ele conseguiu levar o modesto CRB de Alagoas as meia finais da copa do Brasil.

Em Portugal com seu jeito disciplinador conseguiu quebrar antigas mazelas e ao dar oportunidade a jovens talentos (Cristiano Ronaldo), quase que por uma fatalidade não chegou ao titulo europeu. Conseguiu também trazer de volta um ufanismo que há muito não se via em Portugal, conseguindo unir toda torcida em prol de um desejo e de uma vitoria...


Sua conduta sempre foi de se integrar aos jogadores, como se ele próprio fosse mais um jogador, tirando deles o melhor que possuía. A tudo isto se chamava Familia Scolari. Sua arma mais constante e poderosa era a perfeita comunicação com o grupo. Assim, na Inglaterra faltou-lhe o que nos é mais precioso quando desejamos transmitir detalhadamente o que sentimos e neste caso o nosso idioma. A comunicação através de interpretes transformou quase tudo num verdadeiro fiasco, chegando ao ponto que o capitão John Terry declarar que Scolari tinha seu apoio e de mais uns dois ou três. Muito pouco mesmo. Daí foi encerrado seu contrato milionário, e seu status de herói saiu da fama a quase zero, o que não chega aser um problema, pois com toda a certeza muitos do Brasil já o querem ver com a nossa canarinha.

Volta Felipão!





Texto: Paulo Medeiros

Foto: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: