23.5.09

Quase virou Mar......


Realmente o mundo esta ficando mesmo mudado, tanto na política como na natureza. A foto acima mesmo com toda sua beleza, captada pelas lentes de Albaneide, mostra uma imagem serenamente bonita mas que encobre destruição e outros tantos problemas que envolvem os aguaceiros que estão a cair neste nordeste brasileiro e que historicamente nunca foi acostumado com tanta água .

A fotos hoje publicadas foram captadas em Camalaú, pequeno município localizado no chamado polígono das secas, numa micro-região chamada de Cariri Paraibano, no nordeste brasileiro.

Para que o nosso leitor tenha uma idéia, em determinadas épocas do ano parece que se está na ilha do Sal em Cabo Verde. Assim, exatamente para minimizar os efeitos da seca, é que foi construído o açude (represamento de águas) “José Tourinho”. Esta represa passou exatos 23 anos para que seu acumulo de águas chegasse a transbordar, o que veio a acontecer no ultimo dia 7 de maio.

A data, muito aguardada pela população local, passou quase que de repente a ser motivo de preocupação, pois praticamente deixou “ilhada” uma população de aproximadamente cinco mil habitantes.






Além disto, o momento serviu também para que o habitante local refletisse que a aparente normalidade acumulada junto com água, brotasse uma triste realidade de pobreza. A ultima foto mostra a estrada cortada, o que foi a principal causa deste “ilhamento”. Mostra uma estrada de chão batido que é inconcebível existir em pleno século XXI. Uma estrada que em muito se parece com aquelas que se viam no interior angolano na época salazarista.

A fragilidade da realidade também é cruel até nos detalhes, pois mesmo que a estrada não existisse, poderia ao menos existir uma ponte, algo extremamente previsível e básico quando se propõe ter ou fazer uma estrada. E a ponte evitaria a maior parte de todas as dificuldades.

Infelizmente , este pais tropical onde a preocupação de momento é um projeto de se criar um terceiro mandato, aonde um presidente tenta se perpetuar no poder as custas de bolsas sociais e que nada mais são esmolas que corrompem os menos favorecidos e praticamente institucionaliza a compra de votos.

Mas, caro leitor voltemos as águas. Toda catástrofe por mais que ocasione dificuldades, nos fortalece e nos permite tirar lições que de certeza servirão a nos preparar para futuras e similares situações. Neste caso do Norte - Nordeste brasileiro, tudo já estava previsto há anos, mas na pratica pouco se fez para prevenir ou pelo menos atenuar os efeitos da natureza.

Mais uma vez vemos e é interessante frisar a união do povo brasileiro quando assunto é solidariedade. Vemos uma grande campanha em que donativos estão sendo enviados as regiões e tenho a certeza que se passara mais este momento e que ressurge a esperança de que dias melhores hão de vir. Assim é o Brasil, principalmente no Nordeste, onde o marasmo político e a dependência (principalmente)impede que as pessoas pensem em seu próprio futuro.

A partir do momento que nos libertamos de algo tudo se torna mais fácil para nós decidirmos o que queremos!





Texto: Paulo Medeiros
Fotos: Albaneide Jane (Camalaú- PB)
Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: