27.3.10

A decadência da Igreja Católica no Brasil


Embora o titulo acima represente para muitos uma ofensa, tenho a convicção de que escrevo um fato que é real e se desenvolve há muito tempo em nossa sociedade sul americana.

O maior pais católico do mundo tem hoje um percentual infinitamente menor dentro dos que professam uma religião, ou seja é notório o desinteresse cada vez maior entre seus adeptos. E, isto vem aumentando gradativamente ano pós ano.

Em fins do século passado, com o movimento da ala progressista dentro da igreja, imaginou-se alguma recuperação. Entretanto, o que se viu foi o crescimento persistente dos conservadores e assim a partir daí se viu uma perda de fieis cada vez maior.

Enquanto existiu a presença física do Papa João Paulo II , percebia-se que ainda existia uma empatia com os seguidores e tudo não aparecia como hoje, apesar dos problemas.

Nestes tempos do Papa Bento XVI, um fenômeno de descrédito paira no ar e o que vemos é uma saída de adeptos que dependendo de seus conhecimentos ou formação cultural como ser humano , passam a ser uma presa fácil para as ditas igrejas neo-petencostais que prometem a salvação e a solução da maioria de seus problemas nesta vida terrena.

Nos tempos de Ratzinger, além de todas queixas, ouve-se cada vez mais denuncias de abusos(inclusive os Sexuais) que sempre aconteceram, mas que na maioria dos casos permaneceram em segredo.

Infelizmente não sei reportar em números, mais sei que não foram poucos. Como vimos no artigo do Marques Pereira na ultima semana, até mesmo na tradicional sociedade portuguesa se tem noticias de deslizes.

Em todos os casos, as causas já são conhecidas e se repetem como o Celibato, controle de natalidade etc. Só sei tudo isto é muito distante dos verdadeiros ensinamentos do Cristo, e tenho a convicção que estão mais próximos de uma época vergonhosa,e cheia de falso moralismo que foi a idade média.

Hoje com o aprofundamento do conhecimento humano, o espaço esta se tornando menor para tais eventos, e se espera que o homem esteja mais perto de Deus e que se distancie de dogmas criados pela mente humana.

Assim acontece no Brasil, e assim acontece pelo mundo afora.

Texto: Paulo Medeiros

Foto:ANI

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: