8.5.10

O colapso da Grécia


Lembro-me perfeitamente de quando foi lançado o euro , pois estava de férias em Portugal e observei com muita atenção tudo aquilo que aconteceu a época. Havia muita gente otimista, porém havia aqueles que estavam muito desconfiados.

Percebia-se claramente que não existia muito espaço para este seleto grupo de desconfiança, pois o argumento de ordem era que o desenvolvimento havia chegado, e o euro era mais uma etapa. Afinal, o crescimento foi de 15 anos em 5.


Passado esses 8 anos, vemos que a coisa não esta tão bem assim, principalmente agora com o desmoronamento da Grécia.

E o que aconteceu na Grécia?

Por que tanto medo.

Simples. Primeiro a Grécia faz parte da comunidade européia e pertence a Zona do Euro. Seu déficit publico é quatro vezes maior que o permitido para a zona do euro. Um país que apresenta muitas mazelas bem similares ao que sempre apresentaram economias menos estáveis , tais como Portugal , Espanha, Irlanda. Teme-se o chamado efeito dominó. E que isto provoque a queda dos demais citados acima.As preocupações foram mais exacerbadas quando as agencias de classificação de risco rebaixaram os graus de investimentos de Portugal e Espanha, além claro da própria Grécia, gerando assim um enorme temor desses países terem a capacidade de pagar suas dividas.

Dividas, e porque tantas dividas? Há uma regra bem simples e até caseira. Todas a vezes que gastamos mais do que podemos ou possuímos, sabemos em que nos vai levar. A regra serve assim para administrações irresponsáveis, e que geralmente promove muita gastança. Olhem, ai na pratica é o que temos visto ,principalmente em Portugal.

Outro reflexo e este mais cruel que isto gera é o desemprego, e vi com tristeza o índice chegar aos 20%, em Espanha ou seja 4,5 milhões de desempregados. Um horror, que pode também gerar xenofobia para com os estrangeiros.

Tecnicamente há uma saída, abandonar a o Euro e voltar a sua própria moeda. Olha ai, seria o retorno dos escudos. Isto deixa os ricos da zona do euro de cabelos em pé, pois seria o risco de toda esta glamorosa estrutura chamada comunidade européia, vir a cair.

Ë por estas e outras , que já ouvi muita gente afirmar que isto é o que dá em querer ser europeus demais e esquecer de todo um passado de glórias.

Será que na minha próxima viagem a Portugal , posso tomar meu café com escudos?

E assim vai a Europa!

Texto:Paulo Medeiros

Foto:A.N.I

Webmaster: Paula Medeiros

Sem comentários: