29.5.10

POVO GRITA E PROTESTA CONTRA AUSTERIDADE

Hoje, sábado 29 de Maio de 2010, realizou em Lisboa mais uma grande manifestação de preocupação pelo rumo que a crise financeira de Portugal está a levar e de protesto contra as medidas de austeridade decididas pelo Governo e deixadas passar na Assembleia da Republica pelos dois maiores partidos democratas, o eleito PS e a o maior da oposição que é o PSD.

O Povo-povo e algum do outro povo trabalhador e reformado aderiram em grande número, calculando-se em cerca de 200 mil a desfilar desde o Parque Eduardo VII e descendo a avenida da Liberdade até aos Restauradores, onde as vozes dos sindicalistas afectos à comunista CGTP entraram e saíram pelos ouvidos da imensa plateia de insatisfeitos prontos a aplaudir e a gritar palavras de ordem contra os governantes.

Para trás ficou-nos uma imagem que já vimos no tempo de Salazar: o povo do Norte veio em autocarros devidamente carregado de farnéis e garrafões de vinho, pois o momento merecia um grande almoço de confraternização das massas trabalhadoras, pensionistas e reformados com pensões de sobrevivência na miséria de uma Democracia que prometeu muito após o 25 de Abril de 1974 e agora “aperta o cinto” a quem não roubou como político nem como empreendedor económico.

E assim vai Portugal, já com muitos brasileiros a abandoná-lo devido ao crescente desemprego e horizonte de muitas dificuldades, fome e miséria…

10 DE JUNHO: PORTUGAL NASCEU DE UM LADRÃO. De Viriato que foi pastor, salteador e general-chefe de uma tribo de Lusitanos que desafiou e combateu na Península Ibérica o poder dos imperialistas e civilizadores Romanos. Ele “não nasceu nos montes Hermínios (Serra da Estrela) nem era um homem humilde. Na verdade, vivia bem mais para sul, entre os actuais Alentejo, Extremadura espanhola e Andaluzia. Seria filho de um chefe tribal (Comínio) e casou com a bela Tongina (ou Tangina), filha de um rico proprietário da Bética (Andaluzia) chamado Astolpas. O nome Viriatus é de origem Celta e significa aquele que usa virias (pulseiras ou braçadeiras de metal) nos braços. Como não era o primogénito (primeiro filho) não herdou os bens do pai e optou por ser salteador como modo de vida, o que lhe permitiu ganhar experiência guerreira. Foi por isso que os historiadores greco-romanos Apiano de Alexandria, Floro, Possidónio e Dião Cássio lhe chamaram dux latronorum (chefe de ladrões), sempre elogiando, no entanto, a sua bravura, lealdade e capacidade de liderança de pastor a guerrilheiro e a general. Em 139 a.C. (antes de Cristo) o senado romano rompeu as tréguas e enviou à Hispânia Ulterior o general Quinto Servílio Cipião, que após uma ofensiva vitoriosa obrigou Viriato a negociar a paz. O chefe lusitano enviou três emissários -Audaz, Ditalco e Minuro- que foram aliciados por Cipião e acabaram por assassiná-lo. Os três amigos desleais pediram a Cipião a recompensa prometida, mas terão ouvido a resposta: “Roma não paga a traidores!”. (in livro de João Ferreira “Histórias Rocambolescas de Portugal”). Será que é devido a esta descendência dos portugueses que em Portugal sempre houve e há até hoje traidores e ladrões do povo-povo? Até o PC acusa o Governo de “roubar os salários e as reformas”…




ISTO NÃO É ROUBAR, MAS É ESCANDALOSO! Estas despesas metidas no Orçamento da Assembleia da República para 2010 podem ler-se na Resolução nº 11/2010 publicada no “Diário da República” nº 28 (I Série) de 10 de Fevereiro: Vencimento de deputados, 12 milhões 349 mil euros. Ajudas de custo de deputados, 2 milhões 724 mil euros. Transportes de deputados, 3 milhões 869 mil euros. Deslocações e estadas dos deputados, 2 milhões 363 mil euros. Assistência técnica, 2 milhões 948 mil euros. Outros trabalhos especializados, 3 milhões 593 mil euros. Restaurante, refeitório e cafetaria, 961 mil euros. Subvenções aos grupos parlamentares, 970 mil euros. Equipamento de Informática, 2 milhões 110 mil euros. Outros investimentos, 2 milhões 420 mil euros. Edifícios, 2 milhões 686 mil euros. Transfer's diversos, 13 milhões 506 mil euros. Subvenção aos Partidos na Assembleia da República, 16 milhões 977 mil euros. Subvenções para campanhas eleitorais, 73 milhões 798 mil euros. TOTAL DAS DESPESAS orçamentadas para 2010: 191 milhões, 405 mil, 356 euros e 61 cêntimos. Até foi orçada a construção de uma Sala de Fumo no valor de 300 mil euros! Cada um dos 230 deputados custa ao País, ao Estado, aos Contribuintes, ao Povo, cerca de 700.000 euros por ano. Por mês cada um custa cerca de 60.000 euros, o equivalente a 12 mil contos em moeda antiga (escudos). A “eles” o Governo, o PS, o PSD, o CDS, o BE, o PC e o PEV não pedem sacrifícios; todos preferem sacrificar os mais fracos, tirar ao povo-povo que trabalha, tornar a vida mais difícil e dolorosa aos reformados e aposentados!

APERTA O CINTO MAIS UM BURACO, ZÉ! A partir de 1 de Junho, decidiu o ministro das Finanças. Tu não és culpado desta desgraça financeira, mas somos todos quem tem de pagar. É este o grande gozo dos políticos que se governam à custa das nossas dificuldades, carências, lágrimas, doença e fome. Mas onde está a crise? Foram 85 mil jovens e adultos de todo o País ao primeiro dia do festival “Rock in Rio”, um evento brasileiro, realizado nas Olaias, próximo do aeroporto e do Parque das Nações, na zona oriental de Lisboa. E os bilhetes mais baratos custavam 60 euros!


TRANSPORTES PÚBLICOS VÃO AUMENTAR por consequência das medidas de austeridade e. Todos aproveitam para “esfolar” o povo-povo vitimado.


SÓCRATES ESTEVE NO BRASIL E NA VENEZUELA a pedir investimentos e importação de produtos portugueses aos presidentes Lula da Silva e Hugo Chávez, com o objectivo de criar mais emprego e produtividade em Portugal.


NUNCA PORTUGAL PRECISOU TANTO DOS EMPRESÁRIOS –afirmou Cavaco Silva. Os que produzam para exportar e vender no estrangeiro. O PR estava a pensar nos desempregados, em recuperar a actividade económica, ou a procurar apoio e votos para a sua reeleição? Ele sempre foi um amigo de “mãos largas” para os grandes empresários e banqueiros que nos “chupam tudo” sem dó nem compatriotismo.


O POVO TEM O DIREITO DE ROUBAR quando tem fome. -Belmiro de Azevedo, grande empresário português. Ao povo-povo que tendo fome e for assaltar e roubar os hipermercados Continente e os supermercados Modelo, empresas de Belmiro Azevedo, ser-lhe-à dado o “direito de roubar” sem ser detido pela polícia, julgado em tribunal e cumprir pena de prisão? O grande patrão dixit.


MOÇÃO DE CENSURA DOS COMUNISTAS NA A.R. não conseguiu botar abaixo o Governo Sócrates.


PORTUGAL TEM MENOS LIBERDADE DE IMPRENSA e no “ranking” elaborado pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras desceu do 16.º lugar em 2008, para o 30.º em 2009. Se levassem em consideração alguma Imprensa interiorizada e paroquiana produzida em Portugal, a queda da Liberdade seria mais acentuada, tal é a Censura ainda existente e a “venda da cara ao diabo” em diversos jornais e rádios por motivos locais, políticos, religiosos, económicos e de sobrevivência.


PADRE PEDÓFILO EXERCEU EM FÁTIMA a dar assistência católica a peregrinos e foi preso no Brasil por algemar uma menina de 12 anos a uma cama e obrigá-la a fazer sexo oral. E por cá não cometeu mais crimes sexuais, padre Marcinho?


O PAÍS SABE MUITO POUCO DE RELIGIÃO seja sobre a Religião Católica ou outra qualquer –Tiago de Oliveira Cavaco, cantor de religião. Tem razão: a grande maioria de católicos e outros religiosos pouco ou nada conhecem da História da sua religião, mas sabem (à revelia e com desrespeito pelos 10 Mandamentos de Deus e Jesus) rezar e adorar imagens de “santas” que nunca foram pessoas e como e por quem foram criadas para adormecer, dominar e submeter o povo religiosamente analfabeto.


CATÓLICOS ESTÃO MAIORITÁRIAMENTE CONTRA as proibições da Igreja de abortar, usar preservativo e outros meios anticonceptivos como a pílula. Contra as mulheres não poderem ser sacerdotisas; os padres e as freiras não poderem casar; os padres que casaram não poderem voltar à Igreja e dar missa; não dar o divórcio aos casados pela Igreja. Os parados no tempo que dirigem o Catolicismo ainda não viram que por esta sondagem da Aximagem/TVI e outras que têm sido feitas por toda a Europa se deve dedicar apenas à Religião e deixar a vida das pessoas em paz?


MULHER ORDENADA SACERDOTISA EM ROMA próximo do Vaticano que não quer mulheres nos altares, mas apenas para irem às missas, limparem as imagens, serem a multidão do folclore católico e turistas dos santuários. Maria Vittória Longhitano, 35 anos, mãe de duas crianças, pertence à Igreja Vetero Católica Italiana que se separou do Catolicismo Romano no século XIX. Ela disse que “Sem as mulheres, o Catolicismo que é sinónimo de universalidade fica estropiado, porque metade da Humanidade não participa na missão de Cristo”.


MAIS UM “MILAGRE” DO PAPA: CASAMENTOS GAY foram promulgados por Cavaco Silva. A Igreja Católica foi mais uma vez derrotada e os contestatários católicos foram “traídos” pelo muito católico Presidente. Ninguém resiste às mutações humanas em curso na Natureza. A homossexualidade não acontece só aos outros e pode aparecer em qualquer família religiosa ou laica. Como bem disse o Papa, a Igreja tem de sair dos tempos parados do passado e começar a viver os tempos actuais.


60% DOS DIVÓRCIOS SÃO DE CASADOS PELA IGREJA. Os casamentos religiosos acompanham a queda da credibilidade no Catolicismo. Os motivos e a desilusão são do conhecimento geral. A caduca hierarquia católica impede os divorciados do casamento pela Igreja de recasar e de participar na eucaristia, nomeadamente na comunhão e no apadrinhamento de uma criança, o que é um castigo religiosamente injusto nos tempos que vivemos. As pessoas católicas divorciadas são atiradas pela Igreja para o concubinato. Muitos casamentos católicos “são mantidos” nas aldeias, vilas e comunidades católicas citadinas, porque o divórcio ou a separação “fica mal”, não é “bem-visto”, apesar de realmente o casamento já não existir em casa e na cama. Os psiquiatras atendem muitas mulheres católicas maduras sujeitas à tortura mental que lhes causam estes casamentos que passaram de verdadeiros a ser de fachada.


MOURINHO MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL DO MUNDO eleito pela Associação Internacional de Imprensa Desportiva. Com o Inter de Milão ganhou a Taça de Itália, o campeonato da Itália e a “Champions Cup 2010” da Europa ao derrotar na final o Bayern de Munique por 2-0. Há 45 anos que o grande clube italiano não era Campeão da Europa. Agora vem para mais perto de Portugal treinar o Real Madrid, onde irá ganhar 10 milhões de euros por época. José Mourinho é o maior!




SIMÃO GANHOU A 1ª “TAÇA DA LIGA EUROPA” com o Atlético de Madrid (Espanha) a vencer os ingleses do Fulham de Londres por 2-1.


BEIRA-MAR E PORTIMONENSE REGRESSAM À I LIGA futebolística. Leixões e Belenenses descem à 2ª divisão chamada Liga de Honra.


ADEPTOS DO S.L.B. AMEAÇAVAM ÁRBITROS DE MORTE tendo nove sido apanhados e constituídos arguidos. Outros 13 membros da claque No Name Boys foram condenados a penas de prisão até 12 anos.


FUTEBOL: ALTO MINHO TEM JOGADOR NA SELECÇÃO. É o Tiago Cardoso Mendes, natural de Viana do Castelo e formado no Sporting de Braga. Tem 50 internacionalizações e pode somar mais, se as lesões passadas não lhe voltarem às pernas.


SELECÇÃO FEZ JOGO-TREINO COM CABO VERDE que acabou num inesperado 3º. da FIFA, 0 – 117º. da FIFA, 0. Dada a distância de valor existente entre as duas equipas nacionais, Portugal devia fazer melhor. Se tiver o mesmo comportamento depois de amanhã, perderá contra o “mundialista” africano Camarões. No Brasil as coisas vão bem melhor, mas por Portugal há muitos adeptos a pensar que não vamos passar à fase seguinte depois de jogarmos a 15 Junho com a Costa do Marfim; 21 Junho, Coreia do Norte; 25 de Junho, Brasil





Texto de Marques Pereira

Fotos: Internet/A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: