8.1.11

AQUI, PORTUGAL COITADO…

Enquanto o Brasil cresce em esperança, melhor qualidade de vida e produtividade, em Portugal vivem-se preocupantes momentos de grande especulação financeira gerados na América USA para destruir uma nação histórica da Europa e da Humanidade e pela caseira corrupção política e empresarial, diminuição dos salários, luta dos trabalhadores e o consequente aumento da pobreza e da fome. O “cenário português” começa a fazer “tremer de medo” os Portugueses, tão vandalizado está a ser Portugal pelos tubarões do Capitalismo financeiro “made in USA”.

Deste momento deixamos algumas notícias e opiniões correntes aqui em Portugal…

A IMPRENSA É A IMENSA E SAGRADA LOCOMOTIVA DO PROGRESSO – opinião de Victor Hugo, escritor francês (1802-1885).

UM JORNALISTA É UM “CÃO DE GUARDA PÚBLICO” como se lê num acórdão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos? Poucos exercem a Liberdade de expressão que lhes permite usar este honroso título. Também são poucos os comentadores e colaboradores da imprensa diária, regional e local que exercem corajosamente a possibilidade de serem lidos e credíveis com arreganhos de um verdadeiro “cão de guarda público”, ou seja, que estão do lado do povo-povo e não andam de mãos dadas com os vigaristas de sorriso cínico que lhe manipulam a mente, exploram o trabalho e lhe “cortam-as-pernas” para que não evoluam humanamente. Nenhum país, região ou município evolui se os Poderes não forem comentados e criticados; nem se os jornalistas se “venderem”por um anúncio e os comentadores se limitarem a ser e a viver como “capachos” e bajuladores da gente de dinheiro e dos “donos dos céus”.

ESTE É O MÊS DOS QUE GASTARAM TUDO NO NATAL. Janeiro vai ser um longo e cinzento mês de Inverno para os portugueses que recorreram às compras a fiado para viver das aparências, não se tendo precavido para o anunciado aumento do custo dos bens essenciais, serviços, impostos e descida dos salários para ajudar à recuperação da Economia e combate à crise financeira que o Governo está a pagar ao juro de 7,3% nos mercados financeiros internacionais.

SEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA. São eles Cavaco Silva (Direita, PSD, CDS, MEP, Capitalismo e Igreja Católica), Defensor Moura (Independente-socialista do Alto Minho), Francisco Lopes (Comunista do PC e Verdes), Manuel Alegre (socialista apoiado pelo PS e BE), Fernando Nobre (independente dos solidários Médicos Sem Fronteiras) e José Manuel Coelho (opositor madeirense do PND ao ditador-populista “laranja” Alberto João Jardim). A eleição faz-se no próximo dia 23 deste mês.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA SERVE PARA NADA. Até Cavaco Silva, que é professor de Economia e já foi PM, deixou chegar o País ao actual e elevadíssimo endividamento nacional e internacional que todos os Portugueses estão a começar a pagar, empobrecendo mais. Um país e o seu povo-povo vivendo na pobreza é o que mais interessa ao Liberalismo económico e ao Capitalismo insocial do PSD, ao grande Patronato, à Banca, à Indústria e à Religião que são os exploradores do povo-povo a quem Cavaco Silva serve de forma política e com obediente veneração. Porque motivos a Assembleia da República e o Governo não suspendem este cargo que custa ao Estado e aos contribuintes mais do que o Rei de Espanha e a sua Corte familiar comem dos espanhóis?

A CLASSSE POLÍTICA ESTÁ DESCREDIBILIZADA totalmente em Portugal –afirmou Manuela Ferreira Leite, ex-líder do PSD. Quem fala assim dos seus companheiros “laranjas” e da sua classe sabe bem que as “cambadas políticas” não merecem a confiança nem os votos do povo. Há que criminalizar a corrupção de políticos e a gestão pública danosa de governantes!

CASO BPN: “ONDE HÁ FUMO HÁ FOGO”? Como diz o povo? Cavaco Silva, actual Presidente da Republica, tinha 105 378 acções compradas a 1 euro da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), detentora do BPN. e vendeu-as em Novembro/2003 à própria SLN (Valor) por 2,40 euros, obtendo um ganho de 142% antes de rebentar o escândalo da fraude/roubo de milhões por Oliveira e Costa (que foi governante dos Assuntos Fiscais num governo de 10 anos de Cavaco Silva), o qual é acusado pelo Ministério Público de ter diversos ilícitos cometidos durante o exercício de presidente do Banco Português de Negócios (BPN). A filha Patrícia Cavaco também vendeu na mesma data 149 640 acções com o mesmo lucro de 124%. A SIC e o “Expresso” publicaram a cópia de duas carta que mostram que foi um favor do amigo Oliveira e Costa a Cavaco Silva. O Estado teve de entrar com 5,5 mil milhões de euros para evitar a falência do BPN que os contribuintes, todos os portugueses, já estão a pagar. O candidato socialista Manuel Alegre queria saber a quem CS vendeu as suas acções. Francisco Louçã (BE) acusa Cavaco Silva de ser um dos donos do BPN e considerou estranha a rápida valorização das acções que ele detinha. Defensor Moura também queria que Cavaco dissesse aos portugueses a quem ele vendeu as acções com tal favorecimento de valor. Cavaco Silva decidiu calar-se. O povo diz que “quem cala consente”. Verdade indesmentível é que “os bons amigos são para as ocasiões” e três amigos de Cavaco Silva, accionistas e gestores da SLN e BPN, fazem parte da sua Comissão de Honra.

A JUSTIÇA É A MAIS LAMENTÁVEL NÓDOA da sociedade portuguesa –António Barreto, sociólogo. Ou a “nódoa” serão alguns justiceiros que transformaram a independência da Justiça em corporações de acérrimos interesses profissionais e políticos?

LADRÕES LEVAM 10 ARMAS DO REGIMENTO DE COMANDOS instalado na serra da Carregueira, nos arredores de Lisboa. Já nem esta “tropa de elite” do Exército é capaz de guardar e defender o seu armamento? É mais um prejuízo para o povo pagar. Ó Zé: em Portugal tá lindo isto, tá, ó pá!

FUTEBOL: PORTO PERDEU APÓS 36 JOGOS A GANHAR e logo no seu Estádio do Dragão frente ao Nacional da Madeira (1-2, com um frango do estreante guarda-redes polaco Kieszek). Outros resultados da Taça da Liga: Gil Vicente de Barcelos-Beira-Mar de Aveiro (2-1), Benfica-Marítimo (2-0), Sporting-Naval (2-0), Guimarães-Braga (3-1).

BENFICA: ATÉ A ÁGUIA VITÓRIA FOI “ENTERRADA”… No maior clube de Portugal e do Mundo, o Sport Lisboa e Benfica (SLB), as coisas não estão a correr como se esperava ao campeão de futebol em título e o FCPorto comanda o campeonato da I Liga distanciado e com capacidades para ser o próximo vencedor. As crises nos clubes de futebol causam sempre vítimas e desta vez até uma vistosa e simpática águia benfiquista foi afastada do estádio da Luz. Os sócios e os adeptos protestaram, mas o Senhor Presidente (todos eles são pessoas tão ou mais importantes do que um ditador sul-americano) fez ouvidos moucos e o magnífico símbolo vivo da águia do emblema do Benfica “foi enterrada” no virtual cemitério do SLB…





HOJE SÓ SE CASA QUEM É MALUCO OU LOUCA. Diz o povinho e parece que começa a ser verdade. Nos últimos 10 anos, em Portugal o número de casamentos diminuiu 40%. E o número de divórcios triplicou, facto que faz pensar que podem vir a faltar casados para formar a estatística de divorciados em Portugal. Todos querem ser livres. Eles e elas. Aturar mulheres, tá quieto ò mano! Ser esposa, amante e corpo para todo o serviço de um homem e ainda estar sujeita a que ele anda com outras, não querias mais nada, pá! E assim eles e elas, já muitos, compram um carro, depois um apartamento, tudo a prestações e seja o que Deus quiser, porque vaginas e pénis há sempre por aí prontos para copular sem amarras e ter filhos de mulheres e homens que serão mães e pais solteiros sem laços nem obrigações conjugais. O pior é a consequente solidão humana que acaba dramaticamente por atirar estas pessoas para o álcool, a droga, os psiquiatras e os medicamentos, o que é um “casamento” ainda mais difícil de suportar, pois é uma luta travada e falhada contra a Natureza do homem e da mulher.

CUIDADO COM OS VELHOS! O agricultor indiano Ramjit Raghav foi pai aos 94 anos e já está a “planear” com a sua esposa de 54 outro filho para 2011. Se ainda há alguém que pensa que os velhotes “estão mortos” para o sexo e já não constituem um “perigo” para as mulheres férteis e menopausicas, olhem que a “vela já não se apaga” como antigamente e ainda há espermatozóides enérgicos e plenos de vida em homens idosos e velhos, não em todos mas em alguns aldeões dos montes e vales rurais que vivem afastados da civilização poluída, alcoólica, drogada e deprimida das grandes cidades.






TEXTO: Marques Pereira


Fotos: A.N.I.

Webmaster: Paula Medeiros


Sem comentários: