24.11.14

A prisão de José Sócrates





Em meu texto pensava em falar sobre a situação das equipes das comunidades portuguesa no Brasil. A equipe do Vasco da Gama do Rio de janeiro sacramentou o seu retorno a primeira divisão  divisão do futebol brasileiro . Por outro lado a Portuguesa de Desportos de São Paulo foi rebaixado pra terceira divisão do Brasil

Entretanto um fato novo.e importante sempre promove um revés jornalístico, e foi o que aconteceu.Para as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo o que foi bombástico foi a detenção do ex ministro José Sócrates sob a acusação de corrupção e enriquecimento ilícito.

A noticia logo se espalhou e este que escreve teve de alterar o texto da semana. Primeiro pela importância da noticia e depois pelos debates que vinha mantendo com o companheiro Marques Pereira sobre as questões politicas nos dois lados do atlântico.

Em minha óptica o fato em si tem duas características interessantes,  a primeira é que a prisão em si demonstra um certo amadurecimento da sociedade portuguesa onde a cultura popular sempre afirma que a justiça é para os pequenos e nunca para os grandes. Por sinal algo muito parecido no Brasil, e que felizmente esta mudando.  Por outro lado demonstra que há muitas mazelas.tanto nos governos de direita e de esquerda. Assim, comprovo a minha afirmação que necessariamente temos de olhar para o futuro e jamais nos basearmos em exemplos ruins onde só tem a perder o povo.

Ainda não temos conhecimentos dos detalhes que culminaram com a detenção. mas uma coisa é certa e me baseio num velho ditado popular: onde há fumaça há fogo. Há muita lama descendo a ladeira, e cabe as autoridades cumprir sua missão. O José Sócrates foi secretário do Partido Socialista português de setembro de 2004 a julho de 2011. foi também primeiro ministro de Portugal  entre 19 de março de 2005 a 21 de junho de 2011

Muito embora conheça bem Portugal, não.couso aqui tecer qualquer comentário,  até porque não considero-me apto para tal, entretanto a comunicação social revela  detalhes assustadores a ponto do jornal "O  publico" apresentar em sua manchete "uma carreira cheia de suspeitas.

Que a justiça seja feita

Assim continua a história!


Texto; Paulo Medeiros
Foto: Web


Sem comentários: