16.11.14

COMPLETAMENTE EQUIVOCADO PEDRO ÁLVARES CABRAL DESCOBRIU O BRASIL NO ANO 1500







Este descobrimento feito por Pedro Álvares Cabral a comandar e a chegar a Porto Seguro (Baía) com 13 caravelas e 1 200 tripulantes e soldados, a 22 de Abril de 1500, foi um completo equívoco, até para os estupefactos índios Pataxós, pois a frota tinha como rumo inicial navegar até à Índia.

Foi bom para o Brasil ter acontecido um tamanho equívoco, pois os Portugueses começaram a construir um grande país e a marcar as suas extensas fronteiras dentro das quais se estima que hoje viverão cerca de 203 milhões de brasileiros e outros americanos, europeus, africanos e asiáticos.

É evidente que a História também esteve completamente equivocada, pois esqueceu que antes do Pedro já outros tinham chegado, achado e desembarcado nas costas marítimas brasileiras. Duarte Pacheco Pereira, terá chegado ao Maranhão e Pará antes de 1498. Vicente Yañez Pison, navegador espanhol, chegou ao Cabo de Santo Agostinho, Mucurique, São Roque, Cabo Branco e foz do rio Amazonas em Janeiro de 1500. Diego de Lepe, outro espanhol de Palos de la Frontera (Huelva), também chegou a Pernambuco em Março de 1500.

Mas, completamente equivocada, a Igreja Católica, que era quem fazia a História de Portugal e Espanha, etc., atribuiu a descoberta do Brasil a Pedro Álvares Cabral e assim este equívoco foi historicamente ficando até ao século XXI em que muitos vivem “completamente equivocados” a atirar farpas aos outros.

Para trás, nas páginas da História de Portugal e do Brasil, fica esta passagem do “completamente equivocado” Pêro Vaz de Caminha, cavaleiro, escrivão e plumitivo da realeza daquele tempo, com raízes familiares em Neiva (Viana do Castelo-Alto Minho) e meu conterrâneo nortenho: “Pêro Vaz de Caminha, “completamente equivocado” com o que estava a ver da achada nação brasileira indígena, a natural, a autêntica, descreveu-a assim para o rei D. Manuel I: “Além do rio andavam muitos deles dançando e folgando, uns diante dos outros, sem se tomarem pelas mãos. E faziam-no bem. Passou-se então além do rio, Diogo Dias, almoxarife que foi de Sacavém, que é homem gracioso e de prazer. E levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se com eles a dançar, tomando-os pelas mãos. E eles folgavam e riam. E andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem fez-lhe ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e salto real, de que eles se espantavam, riam e folgavam muito. E conquanto com aquilo muito os segurou e afagou, tomavam logo uma esquiveza como de animais selvagens.”

Para a frente dos primórdios da História do Brasil com a histórica Civilização dos Portugueses e depois com a chegada de emigrantes de diversos países, a começar pelos escravos africanos e italianos, começou a nascer a multifacetada e atual sociedade do Brasil. E, talvez por não ser totalmente autóctone, haja muitos “completamente equivocados” da Direita opressora e manipuladora do povo-povo a achar, politicamente, que os outros é que estarão equivocados.

O que comentar ou pensar, por exemplo, sobre um militante e apoiante de Aécio Neves que se sentiu orgulhoso de ter perdido a eleição presidencial para Dilma Rousseff? Que não passa de um batedor de palmas ou um bajulador peão partidário “completamente equivocado” quanto à atual Direita que está contra a diminuição e a exploração da pobreza no Brasil? De equívoco em equívoco e de derrota em derrota será que os “políticos” de base ainda não se deram conta de que estão equivocados e são usados para lutar contra a limpeza da pobreza na imagem que o grandioso, belo e rico Brasil está a dar ao mundo?








Como escreveu Ayn Rand, filósofa e escritora norte-americana: "Quando te deres conta de que para produzir necessitas obter a autorização de quem nada produz.
Quando te deres conta de que o dinheiro flui para o bolso daqueles que traficam não com bens, mas com favores.
Quando te deres conta de que muitos na tua sociedade enriquecem graças ao suborno e influências, e não ao seu trabalho e que as leis do teu país não te protegem a ti, mas protegem-nos a eles contra ti.
Quando, enfim, descubras ainda que a corrupção é recompensada e a honradez se converte num autossacrificio… 
"Poderás afirmar,taxativamente, sem temor de equivocar-te, que a tua sociedade está condenada"

Eu, completamente inequivocado, declaro que gosto muito do Brasil e do seu sofredor povo pobre e da classe média, pelo que não pude deixar de retorquir e puxar pela inteligência de quem inequivocamente equivocado quis apoucar a liberdade de opinião no meu comentário “Deus salvou os Nordestinos da política de pobreza” que tem infernizado, sacrificado e fragilizado a vida dos mais humildes num país que foi descoberto e amamentado pelos meus compatriotas Portugueses até se tornar uma nação e uma pátria independente. 

Como ensinamento político sempre tenho referido que “Quem dá aos pobres recebe votos”. É isto que a Direita brasileira nunca soube fazer, pois os números da pobreza aumentaram com ela e por “eles” que usam Deus na sua falácia e a cruz de Cristo ao peito para iludir e impedir que o povo-povo denuncie a corrupção das cambadas, a insegurança, o desemprego e a fome de que a política direitista se serve para chegar e exercer o Poder, como o PSD está a fazer em Portugal agora e para no futuro deixar os Portugueses dependentes e escravos de uma monstruosa dívida pública que entregaram na mão do Capitalismo.
"Somos separados das coisas por nada, apenas pela nossa Liberdade. É ela que faz que haja coisas com toda sua diferença, sua imprevisibilidade e sua adversidade, e que nós sejamos inelutavelmente separados delas, pois é sobre um fundo de nadificação que elas aparecem e que se revelam como ligadas umas às outras."― Jean-Paul Sartre (in “O Ser e o Nada”).
Olhe-se para estes lamentáveis números de uma sociedade com muita Direita religiosa e política. Em 2013 foram assassinadas no Brasil 53 mil pessoas, merecendo destaque esta violência letal nos seguintes estados federativos: Paraíba 1 537, Rio Grande do Norte 823, Paraná 2704, Goiás 2 683, Espírito Santo 1 617, Pará 3 384, Ceará 4 435, Alagoas 2 235, São Paulo 5 519, Baía 5 708, Pernambuco 3 096, Rio de Janeiro 4 928, Minas Gerais 4 458, Rio Grande do Sul 2 181, Santa Catarina 798.
A pobreza é uma chocadeira de criminalidades que adocicadas pela religião gera demências que levam à prática de assassinatos como este que está a ser julgados no tribunal de Olinda (Recife), onde uma família (marido, esposa e amante dele) viviam juntos na mesma casa e cozinharam três mulheres jovens, comeram os seus cadáveres e fizeram dos seus restos empadas que vendiam a vizinhos, escolas e hospitais. O principal arguido afirmou que matou e era canibal para “purificar o mundo”.





Acabo este comentário como comecei: “Completamente equivocado, Pedro…”.

Texto de Marques Pereira (15.Nov.2014)
Fotos ANI                                                      

1 comentário:

Paulo Medeiros disse...

Tenho necessariamente que voltar a comentar em um texto do Marques Pereira. O equívoco a que me referi, é exatamente sobre suas opiniões que se baseiam em ideias desencontradas sobre a esquerda sul americana e que soam como ultrapassadas. Temos que olhar para o futuro, e ressaltando que distribuir esmolas não é solução para pobreza. Muito pelo contrario, a aumenta. O números que o comprovam o aumento da violência no país e apresentados por Marques Pereira no texto é exatamente a comprovação da ineficiência de um governo esquerdista que esta no poder ha 12 anos.