30.11.14

DUARTE LIMA (PSD) CONDENADO A 10 ANOS DE PRISÃO POR BURLA E LAVAGEM DE DINHEIRO SUJO



Como todo o político com poder é corrupto, corrompido ou subornado por indivíduos ou empresas ávidos de ganhar ou roubar mais dinheiro ao Estado, a última semana foi rica em notícias sobre a ação da Justiça sobre a corrupção em Portugal.




Duarte Lima foi líder parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD) português e como advogado meteu-se em negócios com o Banco Português de Negócios (BPN) burlado e falido pelo ex-Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo de Cavaco Silva, atual presidente da República Portuguesa.

Na sua gula financeira. Duarte Lima cometeu crimes de burla e lavagem de dinheiro sujo, tendo sido agora julgado e condenado a 10 anos de prisão efetiva. Outros companheiros dos seus ilícitos sofreram também condenações. Safou-se de ser metido na cadeia o filho que Duarte Lima usou em mais esta burla de “laranjas”. 





Este militante da “social-democracia” portuguesa (PSD) também anda a ser perseguido pela Justiça brasileira que acusa Duarte Lima de ter matado uma mulher no Brasil e já foi noticiado que foi emitido um mandato de captura à Interpol.

Enfim, Duarte Lima, um dos grandes militantes do PSD, foi confirmado como burlão em Portugal e assassino no Brasil, onde também há outros políticos da Direita que ficaram famosos pelos seus atos de corrupção.




Não vou agora referir os nomes de todos, mas ainda me recordo do caso que envolveu o 32º presidente Fernando Collor de Mello, um produto político oriundo do Nordeste brasileiro para o PDS, que foi exonerado do cargo, e o badalado Paulo Maluf, etc., etc., etecétera. Um brasileiro disse-me uma vez que “Os políticos corruptos do Brasil e os seus encobridores e apoiantes são piores do que as perigosas e venenosas cobras jararacas”. Será mesmo? Há muitos brasileiros que comparam a vida política à vida selvagem dos animais existentes no seu país. 

“A corrupção política pode ser grande ou pequena e organizada ou desorganizada. Pode ser iniciada nos escritórios de agentes políticos e seus partidos, nos escritórios das grandes ou pequenas empresas, nos escritórios de agências governamentais, em grupos religiosos. Pode também se iniciar até mesmo em reuniões sociais como festas de aniversário, de casamento ou de velhos amigos da escola”.




Os que não aparecem hoje como corruptos podem aparecer amanhã nas malhas das polícias, nos tribunais e na prisão. É tudo uma questão de tempo para engaiolar os grandes e pequenos políticos que um dia quiserem enriquecer à custa do dinheiro dos corruptores e do Estado e, pelas linhas tortas da escrita e palavra do Deus que serve para o Bem e para o Mal, para abençoados e ladrões, as migalhas vão servindo para o povo-povo viver com a dignidade pessoal que eles vão perdendo.





E vão ficando casos de corrupção por concluir (até quando?) como aquele das “luvas” da compra de dos dois submarinos que levaram à prisão alguns intervenientes na Alemanha e mas não em Portugal, tratado assim pelo humor sempre presente nos portugueses atónitos…



Texto de Marques Pereira, edição de 29.Nov.2014.

Fotos: ANI

Sem comentários: