30.9.06

CAPITALISMO SELVAGEM ESTÁ A MATAR O PLANETA


Recentemente, num filme baseado em declarações de Al Gore, ex-candidato à presidência dos USA, o país mais poluidor do planeta e onde está localizado o centro do Capitalismo selvagem e “pacificamente” assassino, ficou um aviso científico: ou a Terra se cura durante os próximos dez anos, ou grandes catástrofes ambientais vão acontecer por todo o nosso mundo devido ao sobreaquecimento global.

Maremotos, tsunamis, cidades litorais invadidas pelo mar, rios transbordando devido a grandes chuvadas que destroem tudo à passagem das águas enfurecidas, deslizamento de terras, degelos, avalanchas de neve, incêndios florestais, secas, abalos sísmicos, inundações inesperadas
e tudo o que de mal pode vir de uma Natureza ferida pelos seres humanos que só pensam em fazer e ter mais Dinheiro, expandir o Capitalismo selvagem, manter o Consumo desregrado.

E tu, jovem vivente entre milhões que se estão a deixar manipular, manietar, vigarizar, usar, explorar e matar por religiosos, políticos e capitalistas, o que tens feito para que o nosso planeta não continue a ser destruído pelas fábricas que estão a envenenar o ar que respiramos e o clima? Só queres passar horas perdidas a jogar no computador sem intervires em defesa da tua vida futura? A masturbar-te diante dos “sites” pornográficos da televisão? A falar pela voz, discursos, parábolas, tretas, lengalengas, poemas e canções dos outros? A namorar e a copular como se a vida do planeta esteja mesmo no fim e tu queres aproveitar o tempo que te resta para gozar os últimos dias de vida? A frequentar bares e discotecas para tomares bebidas alcoólicas e enfumar-te com o cancerígeno tabaco? A consumir droga para fugires às tuas responsabilidades na Vida e para esqueceres que em ti existe inteligência, energia e coragem para lutares? Eu penso que tu mereces viver, mas para manter ou atingir esse objectivo vital tens de lutar contra os “tubarões” e as “hienas” dos seres humanos.

Juntos podemos mudar o mundo sujo, doente e degradado que temos, se não andarmos a perder este tempo em que ainda vivemos, podemos e devemos lutar por um mundo vivo, saudável e bom!


Se continuarem a matar a floresta da Amazónia e quando a Terra secar e a sua atmosfera estiver totalmente poluída, irrespirável, envenenada, de nada valerão a Religião, a Fé e Deus. Todos morreremos e talvez a paisagem deste planeta que foi azul venha a ser igual à que esta fotografia mostra de um rio ressequido e gretado ao sol ardente de Espanha…


Texto: Marques Pereira
Fotos: Autores N.I.
Montagem gráfica: Paula Medeiros

3 comentários:

Teresa Lobato disse...

Bom regresso ao Lusitânia Perdida e muitos posts de vida!
Abraço
Teresa Lopes

Paulo Lopes disse...

Bem, não estou muito de acordo com a abordagem, eu próprio olho para mim ao espelho e não me sinto bem por não ter a iniciativa de tomar em mãos a organização das vontades-contra-este-estado-de-coisas. Porém não tenho esse feitio e como muitas iniciativas tem origem ideológica que se deixa misturar ou confundir...(o que à partida pôe em causa o seu êxito) vou vendo a banda passar.

Al Gore pode ser um exemplo de um dirigente de uma causa cuja idoneidade é inquestionável e assim concentrar esforços no essencial, sem que se confundam os objectivos ou sem que a nossa palavra possa vir a ser transposta para outros cenários.

Infelizmente a minha posição é pessimista relativamente a este assunto já que considero (subjectivamente...) que o ponto de não retorno já foi ultrapassado há 30 anos atrás.

No entanto, voltando "à Terra" a esperança deve ser a última a blá, blá, blá...

E vou continuar a visitar este blog esperando que os artigos futuros possam ser tão estimulantes como este aparentemente é.

Bons Posts.

Paulo Lopes disse...

Bom, se o tema vai ser a defesa do meio ambiente, todos os esforços são poucos. Boa continuação.